Renata Pitanga

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Renata Pitanga

Antes de começar a trabalhar em televisão, a carioca Renata Pitanga trabalhou durante oito anos como modelo pela agência Elite, época em que realizou uma infinidade de trabalhos, inclusive filmes publicitários para TV. Formada em jornalismo, é apresentadora do canal a cabo Sportv, onde faz os programas Test Drive e Jornal Extra, sobre esportes radicais, há dois anos.

Mas o reconhecimento está chegando através da novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, a trama de sucesso no horário nobre da Rede Globo. Renata vive a personagem Shirley, que divide as atenções do taxista Caetano (Paulo Coronato) com as personagens de Guilhermina Guinle e Natália do Vale, formando um tórrido envolvimento amoroso.

Disciplinada, ela controla a alimentação com mãos de ferro, mas diz que nos tempos de modelo chegou a ficar dois dias só bebendo líquidos para emagrecer. As dicas de Renata Pitanga, você confere nesta divertida entrevista, exclusiva Cyber Diet.

ENTREVISTA AO CYBER DIET

Você é muito gulosa? Que tipo de culinária é a sua predileta?

Eu sou gulosa mesmo! Mas como não posso me dar ao luxo de exagerar, sempre sigo aquela boa e velha dieta. O meu ponto fraco são os doces! Não resisto a um açúcar, principalmente chocolate. Eu gosto muito de comida natural e japonesa.

Qual o prato que dá água na boca e faz você até se esquecer das calorias?

Comida mesmo não me faz perder a cabeça. Gosto de me alimentar bem e saudável. O problema são as besteiras: sorvete, chocolate, biscoito...

Você cozinha? Quais suas especialidades?

Eu até tento cozinhar, mas confesso que não sou muito boa. Nem o básico eu sei fazer. Não acerto no tempero, fica tudo grudado, empapado! Agora, saladas eu sei fazer muito bem! (Também não é tão difícil)

Pode nos dar uma receita que você costuma fazer? Tem alguma história peculiar que envolva este prato?

Tentei fazer uma lasanha de berinjela. Segui a receita, mas... Primeiro é preciso cortar umas fatias de berinjela na horizontal e fritá-las ou cozinhá-las na água mesmo. O recheio é feito com ricota, orégano e os temperos de sua preferência. (Nessa parte é que eu erro, já coloquei tanto orégano que ficou com gosto de pizza!) Agora é só colocar uma camada de berinjela e intercalar com o recheio. Por cima coloque molho de tomate e queijo ralado. Leve ao forno por uns vinte minutos. Espero que tenham mais sorte que eu!

Você faz algum tratamento estético para manter a forma? Qual seu ritual diário de cuidados com a beleza?

Não sou chegada a cremes, fico transpirando muito. O que faço todos os dias é ginástica: nado, corro e pedalo. Também faço sessões semanais de drenagem linfática. Além de hidratar a pele, reduz o inchaço pré-menstrual e ajuda a prevenir a maldita celulite.

Como é, no seu dia-a-dia, a relação entre exercícios físicos e alimentação?

Procuro malhar todos os dias, sempre variando a atividade pra não enjoar. A minha malhação é mais voltada para a parte aeróbia. Capricho nos abdominais e sempre me alongo no início e no final dos treinos. Os exercícios são a minha terapia. Relaxa e sempre rola aquela social gostosa na academia! A alimentação balanceada é super importante. É responsável por mais de 50% de um corpo bonito. De nada adianta malhar e se entupir de porcarias!

Você já fez algum tipo de programa alimentar?

Quando era modelo cometia umas loucuras pra emagrecer. Já fiquei tomando líquido por 2 dias! Hoje procuro um equilíbrio. Tudo que vai rápido, volta na mesma velocidade. A dieta deve ser feita de acordo com os gostos e necessidades de cada um. É preciso ter paciência para alcançar os objetivos.

E tem ou já pensou em ter um personal trainer ou um nutricionista? Por quê?

Eu sempre malhei sozinha, mas de um tempo pra cá, contratei um personal. É incrivel como os resultados aparecem, com ele não tem moleza. Sou uma aluna disciplinada. Já com o nutricionista, sou uma aluna nota 8. Dou as minhas escapadinhas!

Em período de gravação é difícil manter uma rotina correta de alimentação e malhação?

Por enquanto as gravações não estão me atrapalhando. Gravo umas duas vezes por semana. Mesmo quando estou trabalhando muito gosto de malhar, os exercícios me ajudam a não ficar tão cansada e a dormir melhor. Na parte de alimentação é preciso seguir uma disciplina também. Eu sempre levo comigo uma maçã, barrinha de cereais. Lá no Projac, tem restaurantes que servem sucos e saladas que me ajudam a ficar na linha.

Já fez alguma cirurgia plástica para correção estética? Quando e qual tipo?

Não. Acho que esses recursos estão aí para serem usados, só não pode exagerar e ficar parecendo uma boneca. Antes de entrar na faca, é preciso tomar vergonha na cara e se mexer. Não adianta ficar em casa comendo e reclamando que queria o corpo da Carolina Ferraz.

Qual, na sua opinião, é o caminho para quem quer emagrecer e conquistar o corpo ideal?

Apesar de não ter mistério concordo que é difícil: fechar a boca e malhar. Quando se é criança, podemos comer tudo que não tem problema, mas quando a gente cresce... Exagerou, aparece logo! A vitória com o nosso corpo tem que ser feita dia-a-dia.

Além da novela Mulheres Apaixonadas, quais seus planos para 2003?

A novela deve estar no ar até setembro, depois pretendo estudar muito. Nesse meio tempo, se pintar algum convite legal para teatro ou cinema será muito bem vindo!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas