Rinoplastia: modifique o seu rosto

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Rinoplastia modifique o seu rosto

Como pode, com apenas uma cirurgia, uma pessoa garantir a harmonia da sua face? Com a rinoplastia, isso é possível. Um nariz bem desenhado pode modificar o seu rosto.

"A aparência do nariz é responsável por grande parte da beleza facial, principalmente devido à sua posição no centro do rosto. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas", explica o cirurgião Alan Landecker.

A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, tem como objetivo justamente restaurar este equilíbrio. "Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente", esclarece o médico.

Amélia Figueira, 35 anos, passou pela cirurgia e adorou o resultado. "Eu sempre achei que o meu nariz fosse o culpado por eu me sentir feia, principalmente quando eu sorria. Em março do ano retrasado, resolvi dar um jeito no meu problema. Procurei um cirurgião para fazer a rinoplastia. Hoje eu me sinto muito mais bonita", conta a professora.

Atualmente, a rinoplastia pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

"A cirurgia de nariz também pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, seqüelas de traumatismos ou rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios", afirma Landecker.

A procura pela cirurgia não é tão grande quanto a lipoaspiração e a inclusão de implantes mamários, que são os procedimentos mais populares atualmente no Brasil. "Embora receba pacientes jovens e idosos, tenho notado uma maior freqüência de adultos jovens. O interessante é que o número de homens que procuram esta cirurgia também tem aumentado ao longo dos anos em relação às mulheres. Mas a procura entre os adolescentes é grande pois é neste momento que ocorrem mudanças significativas de personalidade", diz o profissional.

Segundo Landecker, a cirurgia de nariz deve ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. "Além disso, os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia de nariz", argumenta.

Procedimentos

Antes da operação, são realizados estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz em relação à face de cada pessoa e criado o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético.

"Os desenhos produzidos em papel vegetal são analisados pelo paciente e levados à sala de cirurgia, servindo como guia para o cirurgião realizar a cirurgia do nariz. O objetivo é individualizar artesanalmente as dimensões do novo nariz às necessidades e desejos de cada paciente", explica Landecker.

A anestesia pode ser local com sedação ou geral. A escolha do método depende da situação dos pacientes. "A cirurgia dura em média, duas horas. O problema mesmo é o pós-operatório", garante o médico.

Amélia diz que sofreu após a cirurgia. "Quando eu saí do hospital foi horrível. Eu não tinha condições de fazer nada. Fiquei sem colocar os pés na rua por cerca de um mês. Eu estava muito inchada. Eu me senti bem mesmo, depois de quatro meses", conta.

Segundo o profissional, após a intervenção cirúrgica, o nariz é imobilizado com gesso por sete dias e um tampão é colocado por 24 horas, o que provoca um certo incômodo. "É proibido usar óculos, assoar ou encostar o nariz no travesseiro. Também podem surgir marcas roxas, que desaparecerão aos poucos. Após a retirada do gesso, o local ficará inchado por até seis meses", afirma.

Durante os primeiros dias, é recomendado alimentos frios e de consistência pastosa para facilitar a mastigação. "A aplicação de compressas geladas e fisioterapia estética são fundamentais para acelerar a recuperação. O paciente fica proibido de ir à praia e tomar banhos de sol por 60 dias", diz Landecker.

Resultado

A análise do resultado final requer paciência, já que a reabsorção do inchaço é especialmente lenta no nariz. "Alguns resultados parecem excelentes após um ou dois meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após um ou dois anos", avalia o cirurgião.

Para as pessoas com pele espessa, o inchaço é especialmente prolongado. "As atividades físicas podem ser retomadas após um mês, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo nasal deve ser evitada por dois meses", indica o médico.

Segundo Landecker, a cirurgia de nariz bem executada pode melhorar a harmonia facial de forma significativa, oferecendo uma boa melhora na auto-estima. "A maioria dos pacientes se sente mais confiante nas relações profissionais e sociais. Em pacientes que nos procuram com problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue reestabelecer a integridade das vias aéreas. Porém, o paciente não deve acreditar que a cirurgia de nariz irá resolver problemas emocionais", afirma.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas