Riscos da lipoaspiração para os tornozelos grossos

Riscos da lipoaspiração para os tornozelos grossos

Exibir tornozelos grossos pelas ruas virou pesadelo para muitas americanas. Apelidadas de "cankles", uma mistura de "calf", batata da perna, com "ankle", tornozelo, as gordurinhas localizadas nesta região passaram a ser eliminadas com lipoaspiração. É como se a panturrilha (a tal batata da perna) e tornozelo emendassem, dando às pernas uma aparência de tronco de árvore, deixando-as grossas e retas.

As academias americanas estão lotadas de mulheres dispostas a exibir os tornozelos dos sonhos. Exercícios como pular corda e agachamento são os mais sugeridos por personal trainers americanos que prometem diminuir a circunferência dos tornozelos e deixar as "atletas" lindas em cima de saltos e sandálias. Até um site batizado de "Say No To Ankles" reúne dicas para quem deseja aderir ao movimento.

O cirurgião plástico Ruben Penteado explica que o equilíbrio estético das pernas femininas depende de três fatores: comprimento, circunferência e forma. "A deformidade está presente quando os diâmetros inferior da perna e do tornozelo se aproximam do diâmetro da parte superior da perna, dando ao conjunto uma aparência desproporcional", explica o especialista.

Em entrevista concedida ao "Wall Stree Journal", Ethel Frese, professor de fisiologia do exercício em St. Louis University, disse que dietas e exercícios para eliminar gordura nessa região são questionáveis. E para quem concorda com o docente e não gosta de esperar, o jeito é recorrer à lipoaspiração. Robert Schwartz, cirurgião plástico em Dallas, revelou à publicação que faz de 10 a 12 procedimentos na área por ano.

Dr. Ruben Penteado, que também é diretor do Centro de Medicina Integrada e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é totalmente contrário a este tipo de procedimento. Ele explica que esta região do corpo, por se tratar da extremidade inferior, costuma acumular mais líquido do que gordura.

"As mulheres, especialmente as obesas e as que sofrem de problemas vasculares como varizes, têm maior tendência a estes acúmulos devido à ação de seus hormônios", argumenta. "Portanto, uma intervenção cirúrgica nesta região, como uma lipoaspiração, pode piorar ainda mais a situação, por conta do traumatismo causado".

Comente

Últimas