Saiba como escolher a tintura para o seu cabelo

Saber o que significam os números na embalagem, ajuda na escolha

Saiba como escolher a tintura para o seu cabelo

Já percebeu como é difícil escolher uma coloração com base apenas nas informações da caixinha? Aqueles números podem parecer aleatórios, mas são grandes guias na hora de entender que cor está contida na embalagem. Vamos dar ordem ao caos!

Nas caixas de tinturas vêm inscritos dois ou três dígitos que fazem parte do padrão mundial de representação. Eles indicam exatamente qual a cor principal e os reflexos primários e secundários quem contém o produto.

Os primeiros números nas embalagens variam de 1 a 10, apresentando a cor principal daquela tintura. Temos: do 1 ao 5 as cores mais escuras - preto profundo, preto natural, castanho-escuro, castanho-médio e castanho-claro -, e do 6 ao 10 os loiros - passando por loiro-escuro, loiro-médio, loiro-claro, loiro-muito-claro e loiro-claríssimo.

Opa! Onde estão os vermelhos? Eles são definidos pelo segundo e terceiro números, que dão identidade ao reflexo primário e secundário, respectivamente. Os números de ambos vão do 0 ao 7, em que: 0) natural, 1) acinzentado, 2) violeta, 3) dourado, 4) cobre, 5) acaju, 6) vermelho e 7) marrom.

Sendo assim, em uma caixinha com a indicação "8.31", a cor será um loiro-claro dourado acinzentado. Caso a cor escolhida for a "5.46", ela será um castanho-claro acobreado com nuances vermelhas.

Mas cuidado! Essas indicações não farão seu cabelo alcançar a exata cor indicada na embalagem como mágica. É necessário verificar qual o tom dos seus fios para, então, determinar como a coloração vai se comportar adequadamente.

Você deve imaginar que uma mulher com cabelos pretos não vai conseguir chegar ao loiro-claríssimo utilizando a tintura com essa indicação. E não vai mesmo! Para que você não se perca, na lateral da caixinha da tintura existe um quadro que indica como será o resultado final em cada cor de cabelo. Viu só?

Se os seus fios forem castanhos bem escuros e você deseja atingir um loiro-escuro, por exemplo, talvez seja indicado procurar uma tintura de loiro-médio ou claro para que o resultado obtido corresponda às suas expectativas.

Na dúvida, procure a ajuda de um profissional que possa indicar exatamente qual cor escolher antes de transformar sua cabeça em um laboratório de experimentação. De qualquer forma, já é ótimo ter alguma autonomia na hora de procurar a tintura perfeita para você, não é?


Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Últimas