Sal não faz mal aos cabelos

Sal não faz mal aos cabelos

A campanha contra o uso de sal nos produtos para cabelos cresceu muito de uns anos para cá. No entanto, estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), concluíram que essa substância não causa malefícios aos cabelos.

Embora o cloreto de sódio (substância contida no sal) seja utilizado para realizar a limpeza e aumentar a viscosidade dos fios, as campanhas publicitárias contra o seu uso foram enormes, o que incentivou as empresas a investirem no desenvolvimento de produtos sem sal. Essa comoção causou polêmica entre os especialistas da área, o que levou os pesquisadores a fazerem uma série de estudos sobre o uso do ativo nas fórmulas de produtos capilares.

De acordo com o cosmetólogo, Maurício Pupo, foram realizados dois testes: o primeiro foi feito para ver se o uso de shampoo com sal torna o cabelo mais difícil de ser penteado em comparação com cabelos tratados com shampoo sem sal, enquanto o segundo teste avaliou atributos como brilho, maciez, flexibilidade, dentre outros.

"Três tipos de cabelos foram penteados para comparar a resistência ao pentear, mas não foram observadas diferenças entre os cabelos lavados com shampoo comum e os com shampoo sem sal. Um detalhe importante é que os testes foram feitos em cabelos virgens, descoloridos e quimicamente tratados que, em geral, são cabelos mais danificados e vulneráveis", explica Pupo.

Na segunda etapa foram selecionadas três voluntárias com cabelos longos e quimicamente alisados. Durante os testes os cabelos foram repartidos ao meio e cada lado foi tratado com um tipo de shampoo, sem sal ou com sal. Após a utilização do shampoo, foi aplicado condicionador e em seguida, os cabelos foram secos e escovados. Após o processo, as juradas analisaram os seguintes atributos: facilidade de desembaraçar, facilidade para pentear, facilidade de deslizamento, flexibilidade, estática, maciez, volume e brilho. Com as notas obtidas, foi calculada a pontuação média de todos os quesitos e, novamente, comprovou-se que não houve diferença considerável entre os shampoos.

"Nos resultados obtidos nas duas pesquisas, não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do shampoo com sal sobre os cabelos. Portanto, o sal está completamente inocentado das injustas acusações que vem recebendo nos últimos anos", afirma o cosmetólogo.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas