Saúde dos Cabelos Pós-Verão

Saúde dos Cabelos PósVerão

O verão já passou, mas seus efeitos podem ser sentidos meses depois do calor ir embora. Principalmente nos cabelos.

Sol, água do mar e piscina, vento, areia, tudo que você adora vira inimigo dos fios. Para renovar as madeixas e devolver à saúde aos cabelos, é preciso cuidado intenso.

O hairstylist Glecciano Luz, do Rio de Janeiro, explica que com os raios nocivos do sol, os fios ficam porosos e a cor fica opaca por perder muita umidade. "As escamas também ficam abertas e a fibra capilar, portanto, perde a força". A coisa piora se os fios já forem quimicamente tratados (tintura ou alisamentos, por exemplo). "Mas, todo tipo de cabelo é prejudicado. Por isso é sempre necessária uma preparação antes com filtro solar", sugere.

A melhor coisa a se fazer agora para recuperar os fios são as nutrições e hidratações, que devolvem e estabilizam o pH dos fios. "Uma das alternativas é a hidratação de plasma ou aplicação de íons nos cabelos", sugere o profissional. "Além de nutrir os fios, esse tipo de tratamento age como selante, fechando as escamas e devolvendo o brilho e a cor vibrante dos fios".

Outro tratamento disponível em salões de beleza é o Photon Brush. O tratamento usa uma escova que emite fótons que aceleram e potencializam o poder da queratina. Movida à eletricidade, ela emite feixes de raio laser de baixa intensidade que estimulam o crescimento dos fios e a formação de novos folículos. "É mais indicado para os fios loiros descoloridos, pois repõe nutrientes perdidos durante a descoloração", afirma Glecciano.

A nutrição terapêutica também é uma boa opção para melhorar a aparência dos fios. "Ela devolve a umidade e proporciona a resistência e selamento do fio", diz Marta Camelo, terapeuta capilar do Studio de Beleza Sônia Nesi. A sequência começa com a lavagem dos fios e do couro cabeludo para a retirada de resíduos. Depois, uma máscara com bálsamo emoliente é aplicada por vinte minutos. Em seguida, se aplica um regulador de pH, enxágua e recondiciona. O tratamento dura cerca de sessenta minutos e deve ser feito a cada quinze dias.

Quem decide pintar um cabelo danificado pelo sol, pode estragar ainda mais o cabelo. Por isso, antes de tudo, eles devem ser tratados. "Se for só raiz, a coloração permanente está certa, mas se intenção a é dar uma cor nova, os tonalizantes mais escuros dão excelente efeito, já que possuem pigmentos maiores e preenchem os fios. Mas é fundamental tratar os fios em primeiro lugar", afirma Marcio Mello, do salão Éclat, também no Rio. Por lá é possível fazer um tratamento de diamante nos cabelos, que bloqueia a ação dos radicais livres e estimula a produção do bulbo capilar, oferecendo brilho intenso aos fios.

Cortar as pontas pode ajudar a melhorar a imagem de um cabelo danificado. Mas se não houver a devida hidratação, será como remendar um vestido velho. "O melhor jeito é procurar hidratá-lo inteiro, cortando as pontas. Só cortar, não adianta

Comente

Últimas