Sol em excesso: perigo à vista!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Sol em excesso perigo à vista

O reveillon é um feriado que parece que se repete todo ano. Começa em champagne e comilança, passa pela queima de fogos, as festas, os pedidos à Iemanjá e, impreterivelmente, acaba em promessas que, em sua maioria, não serão cumpridas.

Mas feriado é uma delícia, todo mundo volta contando as novidades, as façanhas, as farras e, nessa data em que muita gente vai para a praia, a galera volta também exibindo um belo bronzeado.

Aqui na redação este ano nem tudo foram flores, uma das meninas abusou do sol e chegou toda chamuscada e ardida, numa tonalidade de um intenso cor-de-rosa choque, descascando e cheia de bolhas. E tudo isso aconteceu porque ela não se lembrou da regrinha mais básica: se sair ao sol passe protetor. Essa frase já deveria estar incutida em nossas mentes como se beber não dirija ou como o que não mata engorda e etc..

Se você é uma destas pessoas que exagerou e tomou sol pelo ano inteiro neste feriado, saiba que isto traz conseqüências muito além das casquinhas e do ardor. Aprenda como amenizar os efeitos e o que fazer no futuro para aproveitar o sol e evitar as rugas, as sardas e manchas causadas pelo fotoenvelhecimento.

Efeitos do excesso de exposição ao sol

A garantia de um feriado com final feliz, de acordo com o Dr. Roberto Barbosa Lima, dermatologista e coordenador do site Dermatologia.net, ainda é prevenir-se. Usar filtros solares, principalmente no horário em que o sol é mais forte - das 10 às 16 horas - é indispensável.

Produtos hidratantes

Baume Nourrissant da Anna Pegova

Ele conta que os efeitos causados pelo excesso de sol dividem-se em imediatos e tardios. Os imediatos são as queimaduras solares, que podem chegar ser até de 2° grau, com vermelhidão intensa e formação de bolhas, acompanhadas de muita dor e ardência de pele.

Efeitos do excesso de exposição ao sol

Loção Hidratante Pré e Pós Sol O Boticário

Já as tardias, que vão se manifestar anos depois são aquelas que estamos sempre querendo evitar: o envelhecimento da pele, a formação de rugas, manchas, lesões pré malignas e perda de elasticidade. Ele alerta que "queimaduras solares e exposições prolongadas ao sol acumuladas durante a vida são a principal causa do câncer de pele."

"Não existe, na verdade, um tratamento que "passe a borracha" no dano provocado à pele, mas algumas medidas podem ser tomadas para amenizar o sofrimento das queimaduras:

  • Para combater o calor usa-se o frio: banhos frios de imersão vão trazer bastante alívio.
  • Produtos refrescantes e calmantes contendo calamina, cânfora, mentol, azuleno e aloe vera podem ajudar a diminuir a sensação da pele queimada e amenizar a sensação de ressecamento imediato.
  • Para a face, compressas frias com chá de camomila fraco podem ajudar.
  • Casos mais intensos, podem necessitar de corticosteróides sob a forma de loção associados alguns tipos de anti-inflamatórios e analgésicos. Estes medicamentos devem ser indicados por um médico dermatologista de acordo com cada caso.
  • Quanto ao foto envelhecimento, infelizmente não há tratamento de choque que reverta os abusos praticados. "O dano provocado pela radiação solar fica registrado nas células", avisa Dr. Roberto. E como o efeito é cumulativo, não marque toca da próxima vez e se lambuze de protetor solar, a não ser que você queira aparentar ser a mais velha da turma...

    Produtos hidratantes

    Para acalmar a pele e fazer com que a fase dos ai uis passe mais rápido existem produtos hidratantes pós sol que amenizam o ressecamento. O Boticário, tem em sua linha solar uma Loção Hidratante Pré e Pós Sol, que além de hidratar deixa um bronzeado mais duradouro, e uma Emulsão Suavizante Pós Sol, que tem aloe e vitamina E reunindo em sua fórmula propriedades calmantes e refrescantes.

    Produtos hidratantes

    A Anna Pegova tem cremes mais específicos, como o Baume Nourrissant, um creme nutritivo para o rosto com glicoproteínas, extrato de plantago, jojoba e vitamina E, que ativam a regeneração dos tecidos, e o Lait pour le Corps, para o corpo, que é super-hidratante e regenerador da pele, graças aos suaves ácidos de frutas.

    Produtos hidratantes

    Se você é uma mulher prevenida e já quer aliar o útil ao agradável use o Fondamentale, um creme dois em um com colágeno marinho e extrato de aloe vera, ele hidrata e regenera a pele, e contém filtros solares UVA/UVB, para proteger dos radicais livres. No site da Anna Pegova, dentre várias dicas ela adverte que o fotoenvelhecimento na região dos olhos e do pescoço também merecem atenção.

    Produtos hidratantes

    A linha Fotoequilíbrio desenvolvida pela Natura também desempenha o papel de amenizar os efeitos imediatos do sol. A Loção Nutritiva ajuda a recuperar a vitalidade da pele exposta ao sol, a Água Refrescante de Ação Imediata que é em spray, contém extrato de algas marinhas e água de coco, promete aliviar imediatamente a sensação de calor na pele. - Importante: não tem fragrância, que é responsável muitas vezes por causar manchas solares, portanto outra dica: não use perfume na praia! - E se você passou da contamesmo e quer hidratação intensiva a linha também possui Tiras Hidratantes de Efeito Gelado, o aloe vera na fórmula,ajuda a absorver o calor da pele e dá o efeito gelado do produto. Podem ser aplicadas em áreas como testa, ombros e costas e são indicadas para todos os tipos de pele.

    Leia mais:

    www.dermatologia.netwww.annapegova.com.brwww.boticario.com.brwww.natura.net - Linha Solar
    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Assuntos relacionados: beleza sol festas feriado hidratante bolhas

    Últimas