Tande

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
TANDE

Ele já brilhou nas quadras e agora começa uma trajetória de sucesso no vôlei de praia. Como campeão que é, Tande ensina seus segredos para manter a boa forma e ainda driblar a gula, seu pecado confesso

ENTREVISTA AO CYBER DIET

Como é a sua relação com a alimentação? Você é muito guloso? Do tipo de pessoa que pensa em comer o dia todo?

Sou, confesso que sou bastante guloso, gosto muito de comer.

Não sou do tipo que pensa em comida o tempo todo e tenho a vantagem de cumprir uma rotina rígida de treinos e preparação física que faz com que eu perca as calorias que ‘ganho’ com aquelas besteiras, tipo chocolate e doces. Sou um bom garfo, mas sou consciente de que, como atleta, preciso respeitar certos limites, principalmente em época de competição.

Qual é o maior pecado da gula? Chocolate, doces, salgados.

No meu caso, os doces e os chocolates. Mas, acho que, de uma forma geral, o maior pecado é a quantidade. Todo mundo pode comer de tudo, de tudo um pouco, o que condena isso é a quantidade. Há ‘fome’ para qualquer tipo de alimento, só não se pode exagerar.

Que tipo de culinária é a sua predileta?

Ah, a italiana e a brasileira. Morei muito tempo na Itália e sou sócio do Spoletto, uma loja de fast food de massas do Rio de Janeiro, que fica no shopping Rio Sul. Adoro uma boa massa. A riqueza e a diversidade da comida brasileira também é algo maravilhoso.

Qual o prato que dá água na boca e faz você até se esquecer das calorias?

Ah, são vários. Uma boa massa, um belo churrasco... Isso sem falar nos doces, brownies, petit-gateaus, sorvetes...

Você cozinha? Quais as especialidades?

Me viro mais ou menos na cozinha. Mas, preparo um belo spaguetti!

Como é, no dia-a-dia de atleta, a relação entre exercícios físicos e alimentação? Você tem que seguir um cardápio específico e rígido?

Não. Como de tudo, mas tenho a consciência de que posso comer as minhas ‘besteiras’, mas também preciso comer coisas saudáveis, frutas, verduras, legumes. Isso me dá força para treinar, faz com que eu esteja saudável e com que minha alimentação não seja algo conflitante com minha rotina de treinos. Sou bastante disciplinado com minha alimentação. Dou minhas escapadinhas, mas nada que possa me prejudicar.

Você faz ou já fez algum tipo de programa alimentar com o intuito de emagrecer?

Não, nada.

Qual é o caminho para quem quer emagrecer e conquistar o corpo ideal?

Disciplina e força de vontade. Ninguém estala os dedos e emagrece. É preciso sacrifício.

É preciso persistência e fechar a boca, fazendo exercícios.

Como você define o atual momento da sua carreira?

Muito bom. Estou com o Franco há pouco mais de seis meses e estamos vivendo um momento excelente em termos de equipe. Ele é um cara sensacional, encaixou perfeitamente no nosso time, conquistamos o vice-campeonato mundial, tivemos chances de ir às Olimpíadas de Atenas e estamos na liderança do Circuito Brasileiro. A fase é boa, muito boa, e estamos lutando para conquistar o título nacional.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: alimentação volei diet vip tande

Últimas