Tânia Alves

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Tânia Alves

foto: Lissandro Kaell/Divulgação

Ela canta, dança e é uma atriz do primeiro escalão. Tânia Alves é indiscutivelmente uma referência de beleza e sensualidade. Vegetariana e defensora do programa higienismo aplicado em seu spa em Friburgo, Rio de janeiro, Tânia sabe das coisas quando o assunto é saúde e beleza resultante de qualidade de vida.

Para o Cyber Diet ela conta como mantém o corpo em forma e ainda revela todos os segredos de pele, cabelo e aquelas coisinhas que a gente sempre quer saber. Segredos que vindos de uma expert no assunto são imperdíveis, certo?

ENTREVISTA AO CYBER DIET Você é muito gulosa? Que tipo de culinária é a sua predileta?

Não. Não sou gulosa. Como muito bem, mas não tenho nada de compulsivo. Se eu estiver de bobeira, posso ter essa vontade. Mas em geral não. As pessoas comem de forma desenfreada por ansiedade, quando não sabem o que fazer de determinada situação ou como resolver problemas.

Qual o prato que dá água na boca e faz você até se esquecer das calorias?

Uma tigela de açaí.

Você já fez algum tipo de programa alimentar? Tem acompanhamento de uma nutricionista?

Eu sigo o que usamos como programa aqui no spa (o Spa Maria Bonita, em Friburgo, que é proprietária), o higienismo. Não é só uma dieta alimentar. É um programa que visa qualidade de vida, envolvendo alimentação inteligente, atividade física, repouso e contato harmonioso com as pessoas e natureza.

Como é seu cardápio diário? Evita muitos alimentos?

Eu não como carne há 30 anos. Mas esse é um estágio mais avançado no higienismo. Não é cobrado no início do programa. Minha meta é comer cada vez menos, ingerindo cada vez menos informações.

Como assim, menos informações?

Menos molhos cheios de coisas, muita variedade de alimentos em cada refeições.

Mas são várias refeições por dia?

Como sempre que tenho fome. Se não tenho fome, não como. E isso não traz maiores problemas porque sou muito bem nutrida.

Você treina? Que tipo de exercício faz para manter a forma? É acompanhada por um personal trainer?

Faço a ginástica de Manuel Simões que para mim é o melhor método que já vi. E olha que viajo muito. Mas o método que o Manuel desenvolveu é muito eficaz. Modela os corpos mais lindos do Rio de Janeiro, que também são os corpos mais lindos do mundo.

Em que se baseia esse método?

Em força, resistência e alongamento. Usamos muito peso, mas é uma aula que nos força a vencer limites.

E quando está fora do Rio de janeiro?

Vou me adaptando aos lugares que estou. Em Nova York faço musculação ou jazz. Se estou na Bahia, faço capoeira. Se não tem como fazer nada, pulo corda no quarto do hotel. Não me aperto. E não paro de fazer ginástica nunca. É a lei da gravidade. Tenho que estar sempre vigilante.

Você faz algum tratamento estético para manter a forma? Qual seu ritual diário de cuidados com a beleza?

Sou o resultado do que como. Tenho muita saúde. Sou muito "limpinha" por dentro e isso reflete diretamente no meu corpo e pele. Mas tenho muitos cuidados, sim. Cabelos: abandonei a chapinha e agora curto meus cachos. Faço um tratamento à base de tutano e corto sempre na lua indicada pela minha astróloga. Para os tons avermelhados, henna, desde quando era hippie. (risos) Pele: nada, só mantenho limpo. Uso creme em torno das pálpebras para hidratar. Filtro solar sempre. Fiquei anos sem pegar sol. Quase 20 anos. Justamente no período em que o sol envelhece mais a pele. Hoje tomo moderadamente para dar uma cor de saúde. E como minha alimentação é muito rica, a cor fica muito bonita. De uma maneira geral, dou um trato onde sinto necessidade. Meu banheiro é um verdadeiro spa. (risos)

Qual é o segredo para se manter sempre jovem?

O programa higienismo. Os processos envolvidos, se seguidos corretamente, formam o segredo para se manter sempre jovem. Comer bem e de forma inteligente. Dormir muito, porque durante o sono profundo é que tudo acontece. Dormir é a receita da beleza.Ter bom humor e uma atitude positiva perante a vida. Ter o entusiamo de uma criança, a disponibilidade para o novo. Ter contato com a natureza sempre, de onde vem o poder e a vitalidade. Amar a vida. Esta é a resposta.

Higienismo - Limpando o organismo

Como você se vê daqui a 20, 30 anos? Você tem medo de envelhecer?

Quero viver mais de cem anos. Vou fazer muitas coisas quando envelhecer. Tenho muitos planos. Quero namorar muito, viajar. Não vou dar trabalho para ninguém. Quero ter cem anos, vestir manequim 38 como hoje e comer cada vez menos.

Algum trabalho ainda em 2003? Quando volta para a TV?

Acabei de gravar o meu novo CD, Bossa e Boleros. Encerrei a temporada do show anterior e vou começar a preparar o show deste CD. Na televisão, gravei um episódio de Carga Pesada. Estou também para inaugurar uma filial do Spa Maria Bonita num resort no sul da Bahia.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas