Tratamentos mais comuns

Tratamentos mais comuns

Os tratamentos mais comuns são os de calos e unhas encravadas. Mas são tratados também olhos de peixe, micoses e verrugas, entre outros.

A lixa elétrica e o bisturi, que são utilizados para remover os calos e as calosidades, só são encontradas nos podólogos e geralmente são casos que precisam de manutenção. Não se preocupe o tratamento é totalmente indolor.

Calosidades e queratoses são aquelas partes que ficam mais grossas, na planta dos pés e nos cantos dos dedinhos principalmente, mas só se tornam calos quando apresentam um núcleo - que é exatamente o lugarzinho que dói. Depois de removidos é bacana tratar os pés com mais carinho em casa, passando cremes para os pés após o banho, antes de dormir, e usar protetores de calos para evitar que o problema se repita com freqüência.

Usar protetores em calos e calosidades antes do tratamento só agrava a situação. "O calo é resultado do atrito" diz Maria Augusta; "É uma defesa natural do organismo às agressões feitas pelo sapato e ao apoio do peso do corpo nos pés" acrescenta Newton Oshiru, podólogo há mais de 35 anos. Para Newton, uma temporada na praia, com os pés descalços é uma oportunidade de evitar durante algum tempo os agentes causadores do desconforto.


"Tem gente que sofre muito, põe o sapato de manhã anda o dia inteiro e só tira à noite. Quando passa por um tratamento, o alívio pode ser tão grande que esta pessoa passa a incluir o podólogo em sua rotina." Afirma Newton, que já tratou os pés de Jô Soares e até de Emerson Fittipaldi.

Comente

Assuntos relacionados: beleza tratamento verrugas calos olhos de peixe

Últimas