Você quer sol para este Carnaval? Então, cuidado com a pele

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Você quer sol para este Carnaval Então cuidado com

Sol é bom e a gente anseia por verão durante o ano todo. Mas ele pode ser um inimigo implacável se você não ficar sempre atenta a certos cuidados fundamentais.

O sol ativa as glândulas sebáceas e a umidade típica desta época do ano faz com que a hidratação natural da pele e a transpiração evaporem mais devagar.Isso deixa a pele muito mais oleosa do que o normal.

Essa oleosidade e células mortas obstruem os poros, por isso é bom usar sempre esfoleantes pouco abrasivos. Eles irão renovar as células retirando essas impurezas da pele. "Por isso é bom substituir os cremes por gel neste período", ensina a esteticista Tânia Regina Ferreira, que tem 20 anos de experiência em cuidados com a pele e cabelos. Tônicos e adstringentes à base de álcool também devem ser evitados, uma vez que esta substância ativa ainda mais a fabricação de óleo pela pele. Perfumes na praia, também nem pensar.

Quanto ao bronzeado, que dá aquele charme a mais a todos nós e espanta de vez o tom "amarelo escritório" da pele, é preciso ter muito cuidado. Não adianta querer ficar super morena no primeiro dia de sol. Tânia alerta que este pode ser um dos maiores perigos para a pele. "O melhor é usar um bloqueador solar, principalmente se a pele for muito clara. Depois de um período de exposição, ou para peles um pouco mais morenas, pode-se diminuir o grau de intensidade do protetor para 30, 15. Mas não esqueça: sol seguro é antes das 10:00 da manhã ou depois das 4:00 da tarde".

Em casa

Já em casa, tome um banho frio e relaxante de no mínimo 10 minutos. Não use sabonete em exagero sobre a pele. Pode - e vai - ressecá-la. Dê preferência a sabonetes neutros, os glicerinados ou com leite de cabra. Sempre com hidratante. Após o banho, aplique um hidratante com protetor solar.

Tânia ainda dá dicas importantíssimas para quem vai encarar dias de sol no Carnaval:

  • Chapéu cai sempre bem. É chique, complementa o visual e - principalmente - protege a pele do rosto da exposição.
  • Óculos escuros. Sempre. Mais sensível do que a pele do rosto é a região dos olhos, onde as mulheres sofrem com os famosos "pés de galinha". O sol em excesso neste local acelera muito o surgimento dessas ruguinhas indesejáveis.
  • A cada mergulho no mar ou piscina, uma ducha de água doce. O sal e o cloro são inimigos na sua batalha em prol da saúde e estética da pele. Fuja deles!
  • Tomar muita água para hidratar a pele enquanto estiver na piscina ou praia. Água nunca é demais.
  • Se você tem acne, use filtro solar em gel e mais nada. Nenhum tipo de creme é indicado para peles com acne. Siga sempre o tratamento de uma especialista.
  • E, para dar longa vida à pele, no final das férias procure um especialista e faça um tratamento geral.
  • E, de presente, Tânia ensina duas receitas caseiras para você manter a sua pele linda e hidratada.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Máscara para pele oleosa (Também de ação adstringente)

    Ingredientes

    - 1 mamão papaya pequeno

    - ½ xícara (chá) camomila

    - 1 ½ rodela de pepino

    - 2 colheres (chá) de iogurte natural

    Modo de Preparo e Aplicação

    Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique sobre a pele do rosto previamente limpa. Deixe agir por 20 minutos.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Máscara tensora hidratante para pele seca

    Ingredientes

    - 1 clara de ovo em neve

    - 1 gema - 1 colher (chá) de mel

    Modo de Preparo e Aplicação

    Misture tudo e aplique na pele do rosto previamente limpa. Deixe secar e lave com bastante água.

    • Facebook
    • Pinterest
    • Twitter
    • Google+

    Comente

    Últimas