Você sabe se bronzear?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Conheça os erros mais comuns na hora de pegar sol

Você sabe se bronzear

Que todo mundo quer pegar uma cor nesse verão, isso é fato. Porém, talvez você não saiba que existe um jeito correto de se bronzear e diversos modos diferentes de fazer isso. Será que, levada pelas receitas mágicas que pipocam por aí, você está se comportando da maneira errada?

A alimentação é a base para conseguir um bronzeado perfeito e é exatamente aí que muitas pessoas pecam. É como afirma a dermatologista Dr. Flávia Guglielmino: "O consumo exagerado de alimentos com carotenóides, como mamão e cenoura, compõe um dos principais erros na hora do bronzeamento. Em excesso, esses alimentos podem causar amarelamento da pele, principalmente na palma das mãos e sola dos pés".

Segundo ela, o ideal é ter uma dieta rica em betacarotenos, presentes na cenoura, mamão e tomate, mas de forma balanceada. Antioxidantes também são indicados para prevenir o envelhecimento da pele pela exposição ao sol. O chá verde é uma ótima fonte dessa substância rejuvenescedora, assim como o cacau, encontrado em grandes quantidades no chocolate amargo.

Já na hora de passar os bronzeadores, os erros são usar produtos com proteção solar abaixo de 30 FPS. Passar o protetor quando já se está tomando sol, na praia ou com areia no corpo, também são erros comuns que prejudicam a aplicação. "Não passar nos pés, passar com a roupa de banho e esquecer dos cantinhos, usar pouca quantidade de protetor, não espalhar corretamente e não reaplicar a cada 2 ou 3 horas, após suar ou entrar na água são comportamentos comuns e altamente contraindicados", alerta a profissional.

Para escolher o melhor bronzeador, leve em conta o seu tipo de pele. Não adianta ter a pele branquinha e usar proteção para peles morenas a fim de diminuir as barreiras e ganhar mais cor, pois isso só causará o "efeito camarão". Além disso, use loções em creme para as peles secas e livres de óleo para as oleosas. Para áreas com pelos, recomenda-se o uso de spray, que proporciona melhor aderência à pele. O bronzeador deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição, sem roupa de banho, em quantidade generosa e com fator de proteção acima de 30, mesmo se sua pele for mais escura.

Ir ao sol sem protetor é a pior das ações que você pode tomar, sem falar nos óleos sem fator de proteção ou nas receitinhas caseiras, como óleo de cozinha ou água com sal. Essas experiências são extremamente danosas ao corpo, pois podem causar queimaduras, manchas e alergias, aumentando o risco de câncer de pele e favorecendo o envelhecimento do tecido.

E existem, sim, métodos confiáveis para acelerar o processo de bronzeamento. "Hoje existem comprimidos com betacaroteno e antioxidantes que auxiliam no bronzeado, como o inneov solar e oenobiol solaire, que devem ser tomados até um mês antes da exposição e durante. E também há loções tópicas (externas) com substâncias que estimulam a pigmentação", explica a dermatologista.

E olha só que moderno: segundo a profissional, o método mais seguro de bronzeamento é o uso do autobronzeador dentro de casa. Pode ser usado em creme, gel, loção ou mousse e provoca uma reação química na pele que resulta em uma cor bronzeada. "Os autobronzeadores evoluíram muito, tem menos odor, são mais fáceis de espalhar e produzem um resultado mais natural. Deve ser aplicado na pele limpa, evitando cotovelo, joelho e rosto, com luvas para não manchar as mãos e ser bem espalhado", conta Flávia.

Câmeras de bronzeamento artificial com ultravioleta são absolutamente contraindicadas, por conta do grande risco de provocar câncer de pele. O bronzeamento a jato também deve ser evitado, pela possibilidade de inalação do produto.

Com alguns cuidados simples e escolhendo uma das opções indicadas pela especialista, é possível conseguir a "cor verão" perfeita, sem prejudicar a saúde ou terminar o dia toda dolorida pelas queimaduras de sol.


Juliany Bernardo (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: alimentação verão pele bronzeamento

Últimas