10 hábitos para cuidar melhor da mente

Veja como tornar sua vida muito mais leve com pequenas atitudes
10 hábitos para cuidar melhor da mente

Foto: iStock / gpointstudio

Em tempos de crise, vivemos como se estivéssemos correndo contra o tempo. Como se tudo tivesse que ser resolvido para ontem, e 24 horas no dia já não é mais o suficiente para resolver as pendências. Deixar para amanhã? Nem pensar! Tudo precisa ser resolvido aqui e agora. Com isso vem aquela terrível dor de cabeça, estresse e desgaste.

Então, que tal pensar em ir por outro caminho? Abaixo, uma lista com dez dicas simples que vão ajudar a cuidar melhor da sua mente:

1) Ouça músicas que fazem você se sentir bem. Sempre existem aquelas músicas que, quando ouvimos, nos sentimos em outro lugar, os pensamentos voam longe, esquecemos um pouco da nossa vida e entramos na música, nas palavras, na ideia que ela transmite. Isso faz com que o nosso cérebro se desligue da loucura do dia e relaxe.

2) Tire o fim de semana para ficar com a família ou encontrar aqueles amigos que você não vê faz tempo. É normal que, ao ficarmos mais velhos, a responsabilidade aumente e, por consequência, deixemos de lado algumas coisas ou pessoas que antes faziam parte quase que integralmente de nossas vidas. Uma maneira de relaxar é encontrar com os amigos para se distrair, jogar conversa fora, falar de assuntos que você gosta. Tire esse momento para focar em sua diversão e desfrute do bem-estar que seus amigos lhe trazem!

3) Estabeleça um horário para dormir e acordar. Quando conseguimos descansar e usufruir de uma boa noite de sono, o dia seguinte rende muito mais. Acordamos dispostos, sem dores de cabeça e o mau-humor é deixado de lado. Isso porque nosso cérebro e corpo “desligam”, trazendo sossego. 

4) Dê-se um presente uma vez por mês, ou no prazo que você se sentir mais confortável. Não precisa ser nada caro, apenas para que você tenha a sensação de que está fazendo algo por você mesmo. 

5) Leia! A leitura traz inúmeros benefícios para nós. Além de exercitarmos nosso cérebro, a leitura é capaz de nos fazer “desligar” da tomada (assim como a música). Leia coisas diferentes, se você é acostumada a ler romance, leia um livro de ficção científica – já pensou? Encare novos desafios, você pode começar por aí!

6) Tome bastante água! Pode parecer que não, mas a água tem um poder enorme para nos fazer bem. Um desses poderes é em evitar retenções de líquido e inchaços, e quando estamos bem com nosso corpo, estamos bem com a nossa mente também.

7) Se tiver um cachorro, passeie com ele. Além de fazer um bem enorme para o seu bichinho, você estará dividindo um momento de lazer na companhia de um grande amigo, e não tem coisa melhor, né?

8) Quando estiver angustiado, compartilhe sua angustia com alguém de confiança. Quando falamos sobre o que está nos incomodando, é uma maneira de diminuir a angústia, assim como também nos faz pensar melhor se aquilo realmente vale o nosso desgaste.

9) Escreva, mesmo que você não tenha o hábito de escrever. A escrita também é uma maneira de expor nossos sentimentos. Às vezes não queremos falar, mas precisamos colocar pra fora aquele nozinho que está na garganta. Escrever pode ajudar: escreva no computador, no papel, no guardanapo da padaria... 

10) Seja fiel a você e aos seus valores e, principalmente, ao que você acredita. Não se deixe levar por opiniões de quem não sabe o que está se passando com você. Não passe por cima de seus valores porque outra pessoa disse para você que isso ou aquilo é certo. Siga o que seu coração está lhe dizendo – não existe remédio melhor para uma mente tranquila.

Por Thaiana Filla Brotto (Psicóloga) - Psicólogos Paulista


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