5 dicas para mudar de emprego numa boa

Mais da metade dos brasileiros deseja mudar de emprego - Saiba como fazer as escolhas certas em novos rumos profissionais
5 dicas para mudar de emprego numa boa

Fonte: iStock / DeanDrobot

Mudar de emprego ou de carreira são assuntos atualmente bastante discutidos, tendo em vista a crise econômica e financeira que vem afetando o país. Só no ano passado, cerca de 67,7% dos brasileiros estavam inquietos e descontentes com suas atuais ocupações. 


De acordo com a Catho, empresa que realizou a pesquisa, o comodismo e a falta de empenho do profissional tem impacto direto nesta situação. Isso quer dizer que a mudança de profissão não está nos planos apenas dos que foram demitidos por conta da situação do Brasil.

Segundo o especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, Eduardo Shinyashiki, o sonho de trabalhar com o que se gosta pode e deve ser colocado em prática, mas existem alguns conselhos que podem contribuir para torná-lo mais fácil e seguro.

Veja a seguir dicas valiosas para mudar de emprego e não se arrepender depois:

1 – Pense muito bem na sua transição                  

Não acorde em um belo dia e resolva pedir demissão, isso é uma falha grave. Se tem o desejo de partir para uma nova empreitada, prepare a sua transição para que ela seja leve, prazerosa e harmônica. Dessa forma, você não deixará ninguém “na mão” e poderá manter uma boa relação com os antigos colegas de trabalho e clientes.

2- Prepare o seu salto

O salto significa sair de onde está hoje e seguir para o sonho profissional. Tenha em mente que o trabalho atual pode abrir caminhos para a próxima experiência, por isso, encare-o como a melhor alavanca para o seu projeto, para a sua mudança. Fortaleça os seus relacionamentos, busque mais conhecimento e técnicas que possam ser aplicadas no novo trabalho.

3- Seja o profissional que esperam de você

Quando um cliente te contratar para a nova profissão, ele vai exigir de você o mesmo que exige de um profissional antigo, com 30 anos de experiência. Então, o momento de se preparar é agora! Estude, especialize-se na área de interesse e adquira o domínio necessário para desempenhar um bom papel e se destacar no novo emprego.

4 – Coloque o cliente em primeiro lugar

Leve sempre com você a frase “O meu sucesso está ligado ao sucesso do meu cliente”. Independente da área de atuação, qualquer pessoa lida diariamente com clientes, sejam eles internos ou externos. Contudo, nem sempre nos doamos o quanto deveríamos.

É necessário ser a solução na vida de um cliente e estar sempre pronto para ajudar e oferecer mais do que ele espera. Ao conduzi-lo para o sucesso, automaticamente estará promovendo o seu.

5- Fortaleça a sua inteligência emocional

Busque formações que o ajude a expandir a seu poder pessoal e, com a mente tranquila, tenha certeza de que será feliz em qualquer oportunidade profissional!

Por Thamirys Teixeira

Comente

Últimas