5 dicas para se livrar das dívidas

Aprenda como se organizar para não ficar no vermelho

5 dicas para se livrar das dívidas

Pelo menos uma vez na vida você provavelmente vai passar por isso: dívidas. Gastou de mais, parcelou demais, perdeu o emprego... São inúmeros os motivos, mas sempre é possível sair do vermelho se você se organizar. Veja 5 dicas para quitar dívidas da melhor maneira possível.

1 - Faça um orçamento doméstico

Liste todos os seus gastos mensais: financiamento, água, luz, gasolina, escola, etc. Só assim saberá o quanto sobrará para quitar as dívidas.

2 - Comece cortando gastos supérfluos

TV a cabo, jantares em restaurantes caros, tratamentos de beleza, etc. Quando estiver endividada, a primeira dica é cortar gastos superficiais. Tenha em mente que isso não precisa ser permanente, apenas até a situação se regularizar.

3 - Não recorra a rendas extras

Usar o cheque especial ou passar a usar o cartão de crédito quando você não tem dinheiro vivo é uma das maiores roubadas de quem está endividado. Isso por que no final do mês, além da dívida que você já tem, terá que pagar faturas com um dinheiro que você não tem. Lembre-se sempre que esses dois meios são os que mais têm juros em caso de atraso no pagamento.

4 - Renegocie a dívida

As empresas credoras estão cientes de que as taxas de desemprego aumentaram e que as pessoas estão se endividando cada vez mais. Por isso, também estão mais flexíveis. Elas estão diminuindo juros, aumentando as parcelas e dando descontos, contanto que você esteja disposto a quitar sua dívida.

5 - Tenha sempre um fundo reserva

Se você tiver um dinheiro aplicado e a dívida for muito grande (mais que 4 vezes o valor do seu salário), vale a pena resgatar sua aplicação e diminuir os juros. Se você não tem, trate de começar a economizar já. Se tivesse feito isso no passado, talvez não sofreria com dívidas agora.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: dívidas

Últimas