A Influência do grupo social no emagrecimento

A Influência do grupo social no emagrecimento

O homem é um ser essencialmente social. Enquanto crescemos nossos relacionamentos interpessoais se ampliam e grupos passam a fazer parte da nossa vida.

Assim, formamos grupos de amigos no trabalho, no clube, na escola, etc... Em nossas relações sociais com esses diferentes grupos, construímos nossa história onde sensações, percepções, satisfações estão o tempo todo influenciando nosso modo de agir. É necessário estar atento a estas influências e perceber em quais aspectos ela nos beneficia ou nos prejudica.

Se o seu objetivo é alcançar um corpo mais saudável através do emagrecimento, esteja sempre atento a algum tipo de boicote por parte de pessoas do grupo que não entendem a importância que o controle da alimentação tem para você.

Cabe a você selecionar e aceitar apenas os alimentos que te farão bem, seguindo sempre a orientação do profissional em nutrição. Alias, é importante que seus objetivos de emagrecimento sejam claros, para que todos possam respeitar a sua luta.

Lembro-me de um paciente que certa vez precisou abolir completamente bebida alcoólica para preservar sua saúde. No início, alguns de seus amigos insistiam, faziam brincadeiras, para que ele bebesse. Certo de seu propósito ele se manteve firme. Depois de pouco tempo sua decisão foi tão aceita e respeitada que todos já lhe traziam sua bebida preferida: água. O importante nesse exemplo real é perceber que o grupo passa a respeitar a decisão daqueles que têm firmeza e determinação em seus propósitos.

No grupo familiar, onde normalmente nos reunimos em volta de uma mesa, acreditamos que todos querem o "nosso bem". Porém há uma diferença entre querer o "bem" e entender realmente a importância da reeducação alimentar para uma pessoa que precisa perder peso.

Hábitos culturais arraigados fazem, muitas vezes, com que nossos parentes insistam para que consumamos alimentos típicos de sua cultura. Geralmente, esses alimentos são bastante calóricos, sendo necessário quebrar a tradição e dizer "não" a estas ofertas, em nome de um benefício futuro.

Discutimos aqui a influência dos grupos sobre nosso comportamento alimentar e a importância de manter firmes nossos propósitos, mesmo que estejamos em meio a pessoas que não contribuem para o alcance dos nossos objetivos.

Para quem precisa obter redução de peso, é necessário um comprometimento consigo mesmo desviando-se das pressões contrárias que os grupos podem exercer. Temos que manter nossos relacionamentos e, ao mesmo tempo, perceber que a saúde é importante para nossa vida.

Comente

Últimas