A transição do berço para a cama

Meu bebê está crescendo, será que já pode sair do berço e dormir na cama?
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
bebê berço

Foto - Reprodução

Bebês no primeiro ano crescem e desenvolvem, ganham novas habilidades ao passe de mágica, questão de poucos dias passam de rastejar e engatinhar para caminhar. E os pais ficam muitas vezes orgulhoso, mas ansiosos, em saber qual o momento para incentivar o processo para uma nova etapa. 

Uma fase sempre questionada: - Meu bebê está crescendo, será que já pode sair do berço e dormir na cama?A resposta tradicional e muito ouvida é, depende da criança, como profissionais da área do desenvolvimento humano, é mais fácil pensar na teoria, em questões como idade entre um ano e meio e no máximo três anos e seis meses, crianças com mais de 90 centímetros, que já se localizam no espaço do berço. No entanto, para mamães e papais isto pode gerar insegurança. 


Minha experiência como mãe é assim, minha filha mais velha hoje com 10 anos, quando estava aproximadamente com 1 ano e 8 meses, escalou as grades do berço e se jogou de cabeça no chão, situação que me fez sentir péssima, mesmo sabendo que é comum e que este pode ser um sinal que a criança já pode ir para a cama, e foi exatamente isto que fizemos, tiramos o berço e surgiu uma cama de solteiro com proteções. 

Atualmente, temos uma caçula com 1 ano e 3 meses, ao observa-la no berço como psicóloga, percebo que ela ainda está descobrindo o espaço, não está nem um pouco curiosa para desbravar além deste horizonte.Porém, sendo mãe já me sinto aflita com questões será que daqui a pouco ela também vai pular do berço, coloco direto numa cama de solteiro ou opto por uma mini cama tão comum hoje, ou ainda será que utilizo a tendência de alguns países europeus, um quarto montessoriano, com colchão no chão. 

Ao final, a conclusão é que neste período é importante deixar o bebê dar os sinais que está pronto para sair do berço, muitos já demonstram que querem sair, algumas vezes já adormecem nas camas e conseguem delimitar o espaço por algum tempo. 

Quando a saída do berço é para a chegada de um novo  bebê, a orientação é que se faça a transição aos poucos, meses antes da chegada de um irmãozinho ou irmãzinha.A importância de colocar a criança na cama é que, com isto ela aprende que está crescendo e ganhando espaço no universo, descobrindo junto com outras etapas desta fase como, desfraldar, por exemplo. Que está crescendo, com isto, conquistando o próprio lugar, nos ambientes que está inserida. Aprendizados que irão levar para a vida adulta.

Para os pais, fica a dica percebam esta criança como única no próprio desenvolvimento e confiem na intuição de vocês. E se por qualquer razão a  transição não deu certo, a criança passou a dormir mal, sugiro retornem na etapa anterior. Em outra ocasião tente novamente. Isto é, sem dúvidas, o mais recomendando.

Por Alessandra Arruda Della Giustina

http://www.psicologoeterapia.com.br/
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: bebês crianças

Últimas