Acidentes domésticos com decorações de Natal

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Acidentes domésticos com decorações de Natal

Chega o mês de novembro e parece que o clima natalino está no ar. O comércio já se prepara e aos poucos as casas também. A tradição pede muito colorido e luzinhas para todo lado, decoração que enche os olhos de muita gente. Mesmo sendo uma ideia trazida dos norte-americanos, todo mundo gosta de ter a casa de enfeites.

Quem tem crianças em casa deve redobrar os cuidados para que decoração natalina não cause acidentes domésticos, principalmente no quesito iluminação, responsáveis por choques elétricos e curtos-circuitos. Antes de mais nada veja se cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas tem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Observe as emendas e a película plástica isolante, essas conexões dos cordões precisam ficar protegidas com fita isolante.

Conforme o técnico José Nunes, da Instrutherm, também no ato da compra é preciso fazer testes das luzes e dos produtos. "Certificando-se sobre a voltagem (110V ou 220V), para evitar curto-circuito, o principal causador de incêndios", acrescenta.

Durante a instalação use sempre luvas, uma forma de se precaver caso estoure alguma lâmpada. Se as luzinhas estiverem fora de casa evite colocá-las próxima a rede pública de energia, sem dúvida o risco de acidentes graves é maior. "Evite mais de uma ligação por tomada, pois o acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor, podendo queimar ou danificar os aparelhos ali conectados, além do perigo de curto-circuito", alerta.

Outra recomendação do técnico é apensas ligar o pisca-pisca na tomada depois que o arranjo estiver montado. E caso você precise substituir lâmpadas ou trocar os fios, os enfeites ou luzinhas devem ser desligados da tomada, lembrando que cada uma deve receber apenas um aparelho elétrico. Também atenção na decoração das fachadas - com a umidade, as chances de um choque elétrico são maiores.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas