Alimentação equilibrada também nos dias de lazer

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Alimentação equilibrada também nos dias de lazer

Os dias de lazer costumam gerar tensão para quem tenta se manter firme em um programa de redução de peso. Um jantarzinho com os amigos, os petiscos fora de hora, doces e alimentos gordurosos nos provocando a todo momento. É nessa hora que a gula vira a grande vilã.

A palavra-chave para se sair bem dessa tormenta é uma só: objetivo! Autocontrole e motivação ajudam a manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável.

Iniciar e manter um programa de redução de peso deve ser uma decisão consciente. Para muitos estudiosos a obesidade é um distúrbio multidisciplinar e o estilo de vida exerce grande influência, o que requer disciplina para ser corrigido. Daí a importância de se levar em conta fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e situacionais envolvidos.

Múltiplos fatores contribuem para que uma pessoa ganhe ou perca peso. O padrão de comportamento individual, a falta de exercícios físicos, a quantidade e a qualidade dos alimentos constituem fatores de risco. A alimentação precisa respeitar peculiaridades regionais e pessoais tanto quanto possível. Entretanto, é necessário desmistificar o alimento como única fonte de gratificação. Para isso o trabalho do psicólogo e do nutricionista pode ser muito importante.

Muitas pessoas têm dificuldade para controlar a alimentação quando saem da rotina. Finais de semana, feriados e férias podem ser um problema para quem deseja manter uma alimentação equilibrada. As viagens quase sempre são uma pedra no meio do caminho, pois modificam a rotina alimentar, interrompem a prática de exercícios físicos e os alimentos diferentes e variados viram uma tentação difícil de resistir.

Os feriados e pequenas viagens geram os mesmos problemas para quem deseja emagrecer. As festas gastronômicas, como a páscoa e o natal, nas quais a comida farta e calórica é o foco principal, podem fazer um belo estrago para os que não conseguem optar por escolhas inteligentes. E o que dizer dos finais de semana? Desculpa para quebra de decoro alimentar?

É muito importante diferenciar fome de gula. A gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle na alimentação. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não são capazes de controlar a vontade de ingerir um determinado alimento. É verdade que o excesso de comida à nossa volta torna cada vez mais difícil conter o desejo de comer. É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos que contêm calorias em excesso. É normal que, mesmo não estando com fome, a vontade de comer apareça. Se a pessoa achar difícil resistir, deve evitar ao máximo o contato com alimentos e situações que despertam essa vontade.

Uma técnica para resistir à gula é sempre perguntar-se antes de comer: Estou com fome? Porque vou comer? Responda primeiro, antes de se aventurar a consumir uma guloseima de alto risco.

Em ocasiões fora da rotina é preciso evitar beber cerveja ou refrigerante para matar a sede. A boa e velha água é muito melhor. Caminhe o máximo que puder. Em geral não há pressa para os compromissos e as caminhadas podem compensar algum excesso inevitável.

Se você está seguindo um programa alimentar, deve evitar pressões. A melhor forma é explicar seus objetivos e a importância que eles têm para você.

Relaxar, no sentido de descontrair, é muito importante para o bem estar físico e emocional. O ideal é dedicar diariamente algumas horas para atividades de relaxamento. Ficar à espera das férias para descontrair pode aumentar o estresse e contribuir para cometer excessos.

Procure viver bem a cada dia, para que nas ocasiões especiais você esteja preparado para não desperdiçar tudo o que cultivou cuidadosamente durante o ano inteiro.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas