Aprenda a escutar os outros!

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Como as críticas que recebemos podem nos ajudar a crescer na vida e na carreira

Aprenda a escutar os outros

Saber ouvir os outros - e filtrar tudo o que é falado - é um exercício que só tende a trazer benefícios. Aquela ideia de que quem vê de fora vê melhor pode ter sentido e nos fazer enxergar pequenos detalhes que muitas vezes nos ajudam a rever nossa postura diante de diferentes situações.

Segundo a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos, quando somos criticados, podemos reagir com a emoção ou com a razão. Se for pela razão, vamos analisar friamente se a crítica procede ou não e vamos encontrar a melhor solução.

"Se for pela emoção, o sentimento que vem é de rejeição. Isso produz raiva, não aceitamos a crítica e até brigamos para defender o nosso lado. As pessoas que reagem com emoção têm muita dificuldade para aceitar críticas por sentirem-se rejeitadas", explica Lizandra.

Se formos comparar nossa vida a uma balança, o melhor jeito de aprendermos a escutar as críticas do outro e a falar quando necessário para entender melhor a crítica ou para defender nossos pontos de vista, é equilibrando emoção e razão. Esta estratégia nos ajudará viver bem com os outros e com nós mesmos.

Dentro de uma empresa, por exemplo, saber falar o que se pensa e também saber aceitar as críticas por parte dos colegas de trabalho faz um bem danado. Se ficarmos apenas "engolindo" as críticas sem avaliá-las em busca de crescimento ou mudanças estratégicas, só perderemos pontos na nossa carreira e na vida pessoal.

"Uma pessoa que fica apenas na posição de ouvinte, sem expor suas ideias, pontos de vista ou objeções, poderá sofrer consequências como angústia, tristeza ou sentimento de infelicidade constante. Deixar de externar sentimentos, anseios e discordâncias traz malefícios à saúde", alerta Madalena Feliciano que é Master Coach, diretora do Instituto Profissional de Coaching e Executiva de Carreira na empresa Outliers Careers.

Madalena Feliciano e Lizandra Arita separaram cinco dicas para você administrar melhor as críticas das pessoas ao seu redor:

1º Reconheça suas falhas

Mesmo uma crítica sem fundamento pode conter pontos corretos na sua avaliação. Se você for capaz de admitir que também erra, aprenderá com seus deslizes. Assim, procure encarar a crítica como uma forma de aprendizado para seu crescimento.

2º Reflita sobre a crítica

Separe um tempo para meditar sobre o assunto e discuta com outras pessoas, colhendo diferentes pontos de vista.

3º Seja cuidadoso e atencioso

Receba a crítica de forma positiva e otimista e busque entender o que a pessoa realmente quer lhe dizer. Caso não entenda, não entre em conflito, peça mais informações sobre a crítica e a razão da mesma.

4º Reúna-se com o crítico interior

Se depois de analisar a situação e os fatos você chegar à conclusão de que recebeu uma crítica sem fundamento, marque uma reunião com a pessoa que tocou no assunto para discutir o mal entendido. Se as críticas forem relacionadas a uma falha com grandes consequências, se desculpar é uma ótima ideia. Seja honesto e diga os motivos pelos quais você errou.

5º Não tente ser o dono da razão

Se receber uma crítica indevida, ou não, procure entender que as pessoas pensam diferente. Ninguém é o dono da verdade. Mantenha-se calmo e controlado, pois pensamos melhor com a razão.


Juliana Falcão (MBPress)

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