Aprendendo a lidar com o fracasso

Fracassar faz parte da vida, mas mais importante é saber lidar e aprender com eles, veja como!
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Aprendendo a lidar com o fracasso

Foto: iStock / lolostock

Como diz a música do Lulu Santos, “não existiria som, se não houvesse o silêncio, e não haveria luz, se não fosse a escuridão”. Assim acontece em alguns momentos quando não conseguimos valorizar o que temos, até nos deparar com alguém em uma situação bem pior. Ou então quando o pior acontece conosco.

É tentador imaginar e desejar uma vida livre de problemas e decepções, porém sem as derrotas e adversidades, não conseguiríamos saborear as vitórias e realmente valorizar nossas conquistas. Por isso, precisamos aprender que fracassos não são tão ruins, pois servem em nossa vida como uma ponte para o sucesso.

Sabemos que situações ruins nos acometerão ao longo da nossa existência e infelizmente não é possível evita-las. Porém o que fazemos diante de uma situação ruim é o que determina o que vem pela frente. Se entregar a sentimentos ruins como tristeza, mágoas, rancor, tende a piorar seu quadro, pois raramente situações mudam do dia pra noite sem que ajamos. 

A mudança acontece quando mudo meu jeito de agir diante da situação. Ao invés de gastar energias tentando mudar a situação foque-se em entender: o que esta situação pode mudar em mim? O que eu posso aprender com ela, e o que esta aprendizagem traz de novo, e de crescimento para minha vida?

Citando o autor Augusto Cury - “Não há céu sem tempestades, e só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo”. Muitas vezes a tempestade está tão forte que sequer conseguimos imaginar que existe também um céu azul. Como fazer nesses momentos? Abrace sua fé, cerque-se de pessoas que lhe fazem bem, pois é muito importante ter com quem contar. 

Precisamos nos reinventar, nos despir do orgulho e aceitar que não somos completos sozinhos. Pedir ajuda, pedir conselho, pedir um ombro, pedir uma companhia. São pequenos gestos que contribuem para fortalecimento do nosso eu. Um gesto de cuidado pode não mudar a situação, mas muda o seu humor, seu estado de espírito, e ainda por cima te dá forças para encarar a situação. 

Psicóloga Ana Carolina Perez - Psicólogo e Terapia


  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: bem estar fracassos sucesso auto estima

Últimas