Atendimento Psicológico: como escolher?

Atendimento Psicológico como escolher

A obesidade é um distúrbio que, muitas vezes, vem acompanhado por dificuldades emocionais. Nestes casos, é recomendado um atendimento psicológico que ajude o indivíduo a se reorganizar e a encontrar equilíbrio interior.

Entretanto, muitas pessoas sentem-se confusas no momento de escolher um tratamento psicoterápico devido à grande diversidade de linhas teóricas e de propostas de atendimento. Reconhecendo esta dificuldade, este texto propõe-se a esclarecer o funcionamento de algumas linhas de atendimento psicológico.

A psicanálise é uma escola terapêutica que entende que a origem das dificuldades emocionais encontra-se ligada a conflitos inconscientes. Tais conflitos podem ter se originado em qualquer período da vida, mas a infância é vista como a época em que a maior parte dos problemas se inicia.

Assim, durante o atendimento psicanalítico o paciente será levado a refletir sobre as suas vivências, objetivando tornar consciente os conflitos que mantêm seu sofrimento. Este processo de conscientização permite que o paciente se liberte dos conflitos que antes o atormentavam.

Na Terapia Comportamental, o tratamento consiste em auxiliar o indivíduo a reconhecer os fatores que o levam a adotar comportamentos indesejados. As dificuldades enfrentadas (incluindo-se a obesidade) não são entendidas como frutos de conflitos inconscientes, mas sim como resultados da aprendizagem de comportamentos inadequados.

Um dos principais objetivos deste tipo de atendimento é que o paciente aprenda a se comportar de maneira diferente, adotando hábitos que lhe permitam alcançar os objetivos desejados.

A Terapia Cognitiva atua sobre os pensamentos e sentimentos do paciente. O indivíduo é levado a refletir sobre as próprias crenças e recebe auxílio para repensar seus valores. Por exemplo, a crença de que pessoas obesas são sempre infelizes e mal-sucedidas deve ser substituída por idéias mais realistas.

O terapeuta tem o papel de auxiliar o paciente a reformular suas concepções e assim possibilita a alteração do comportamento inadequado.

Este texto se propôs a apresentar algumas (não todas) das formas de intervenção psicológicas, com o objetivo de facilitar a escolha daqueles que necessitam de atendimento.

Entretanto, é necessário destacar que tão importante quanto escolher a linha teórica de seu agrado é selecionar um profissional que inspire confiança e com quem você se sinta à vontade para conversar. A orientação teórica do profissional de nada adianta se o vínculo de confiança com ele estabelecido não for sólido o suficiente para o desenvolvimento de um trabalho consistente.

Comente

Últimas