Auto-sabotagem: como evitar?

Autosabotagem como evitar

Você sempre teve dificuldades em iniciar ou dar continuidade a um programa de reeducação alimentar?

Com certeza você não é a única a sabotar o que te faz bem. Estamos aprendendo cada vez mais a lidar com o outro, a nos defendermos de quem tenta nos prejudicar. Estamos mais conscientes de nossos direitos, seguimos à risca o Código do Consumidor, mais atentos que precisamos evoluir, mas o que dizer daquelas pequenas falhas, por vezes velada, de auto-sabotagem? Sabemos o que devemos fazer, mas algo mais forte parece obter o controle e ficamos perdidas, sem saber como continuar.

É preciso entender que junto com a reeducação alimentar há também a emocional e as duas juntas fortalecem sua força para ir adiante. Sabemos que a teoria é bem mais fácil que a prática. Mas, por mais que você considere impossível ou difícil, é possível mudar esse padrão de comportamento e os resultados, com certeza, são compensadores.

Para mudar qualquer tipo de comportamento o primeiro passo é identificá-lo. Você deverá fazer uma análise de seus comportamentos e/ou sentimentos. Veja com qual (is) dele (s) você se identifica:

  • Não sei o que sinto. Negar os próprios sentimentos faz com que se afaste de tudo que tem de mais sagrado, os seus sentimentos e, em conseqüência, sua saúde física e mental. Com o excesso de peso está sobrecarregando seus órgãos e mais predisposta a desenvolver doenças. Esse hábito traiçoeiro pode trazer prejuízos graves em longo prazo. Você perde a credibilidade e a confiança em si mesma.
  • Me sinto ótima com minha aparência! Quando na verdade está se sentindo péssima. Você pode até omitir para os outros como se sente, mas não esconda a verdade de si mesma. Se olhar de frente para o espelho e não gostar da sua imagem, ficará mais fácil saber o que precisa mudar. Encare-se de frente!
  • Estou sempre adiando o início ou para continuar. O dia de amanhã é uma péssima escolha para começar. Hoje é o dia para cuidar mais de você!
  • Dependo do incentivo dos outros para começar ou continuar. Pessoas assim têm baixa auto-estima e precisam constantemente que lhes digam que são capazes, pois elas mesmas não acreditam nisso. Procure valorizar tudo que já conseguiu e comece a acreditar mais em você!
  • Já comecei tantos planos alimentares e nunca deu certo! Sempre é hora de (re) começar, não importa quantas vezes tenha tentado. Algumas pessoas ficam tão presas ao passado que acabam se afastando do que acontece hoje, tempo presente. Não conseguem ter satisfação no momento em que vivem. O seu momento agora é outro e os resultados também serão, acredite nisso!
  • A família não coopera. São os filhos, os pais, o marido, enfim, sempre há alguém que dificulta seguir seu programa. Estão sempre fazendo ou oferecendo tudo aquilo que gosta e você não consegue dizer "não". Quem precisa se sentir bem com seu corpo, eles ou você? É preciso ter a consciência que quem está seguindo um plano alimentar é você e não sua família.
  • Quando estou nervosa, ansiosa, como tudo que posso! Ao invés de pensar: vou comer tudo que puder, mude seu pensamento e questione-se sobre os resultados desse seu comportamento. Isso parece mais uma punição. Do quê você estaria se punindo ou tentando compensar? O mais indicado é você ter a consciência que não deve tentar resolver seus problemas comendo mais, pois irá aumentar seus problemas ao invés de resolvê-los, concorda?
  • Como tudo que tenho vontade e depois me culpo! Procure pensar mais sobre o que faz, principalmente antes de comer. Assim, aprenderá aos poucos a ter mais controle em suas ações. Não vá comendo por comer, analise antes o que está fazendo. Como fazer isso? Conversando muito consigo mesma para identificar seus sentimentos e quando for comer, pense se está com fome ou não. Não faça nada sem pensar. Pergunte-se: "Por que vou comer? Estou com fome?" E só coma depois de se dar as respostas. Vá fazendo isso sempre até se tornar um hábito.
  • Não consigo ficar sem comer doces ou chocolate! O desejo por doces, principalmente chocolates, é que ele estimula a produção de serotonina, substância do cérebro ligada à sensação de prazer. É preciso identificar o que está por trás dessa necessidade. O que mais te dá prazer além de doces?
  • O resultado é lento, não tenho paciência! A ansiedade faz com que você não consiga esperar pelo resultado. Cria expectativa e idealiza os resultados imediatamente! O que é mais importante, obter resultados ainda que lentos, porém duradouros ou não obter resultado nenhum? Ou ainda, eliminar alguns quilos rapidamente e com a mesma rapidez voltar ao peso anterior?
  • Não tenho tempo para preparar meu cardápio! Procure uma nutricionista. Ela estará sempre à sua disposição com sugestões de alimentos que você tenha mais facilidade para preparar. Peça orientação.
  • Quando alguém sabe que estou querendo eliminar alguns quilinhos, fica sempre me cobrando! Nessas situações, procure colocar seus próprios limites e não dê chances que opinem. Ou, se não for possível, simplesmente não dê ouvidos. Já bastam suas próprias cobranças, não é mesmo?
  • Se você identificou alguns desses comportamentos como justificativas para não cuidar de você, agora é hora de começar a mudar um por um. O processo de retomada do peso desejado faz parte de todo um processo e isso pode levar algum tempo, por isso você deve ser muito amorosa consigo mesma nesse período. Você já deu o primeiro passo em sua nova caminhada!

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