BRASILEIROS COMEM MAL

BRASILEIROS COMEM MAL

É muito comum o paciente no consultório dizer que come quase nada e engorda. E ainda fala que todo gordo diz isso, mas é verdade mesmo: eu não como nada e engordo.

Em pesquisa feita nas cinco regiões do país mostra que os brasileiros não se alimentam de forma saudável. Comem frituras demais e dispensam grelhados e verduras. Fazem as refeições diante da televisão e gostam de ir a lanchonetes de fast food. Ingerem alimento rápido, com pressa. E, quando podem, "beliscam alguma coisinha" fora de hora.

Essa pesquisa foi realizada a pedido da Sociedade Brasileira de cirurgia Bariátrica (cirurgia de redução do estômago) e Metabólica pelo instituto de opinião Toledo & Associados entre julho e setembro de 2007.

Diante dos maus hábitos alimentares, a pesquisa apontou que 63,1% dos brasileiros estão acima do peso. Daí conclui-se que 117 milhões de pessoas estão com sobrepeso ou obesidade.

Quanto ao hábito de comerem diante da televisão ou computador, foi apontado que 43% das pessoas assim se alimentam. O certo seria comer sentado à mesa, prestando atenção no que está comendo. A pesquisa mostrou também que 36% dos entrevistados "beliscam" chocolate, biscoito recheado, coxinha, pastel, bolo, pipoca, doce de leite e bala.

Outro alerta é quanto às frituras, que é base do prato de 50% dos brasileiros. Bem sabemos que alimentos fritos dão a impressão de mais saborosos, inclusive começando pelo aroma que exala.

Para comentar a pesquisa, realmente é isto que se observa. As pessoas estão com sobrepeso ou obesas e muitas com obesidade mórbida. O hábito de comer errado é explicado pelo estilo de vida agitado e longe de casa. Come-se onde estiver, muitas vezes em pé e rápido. O fast food inclui nessa rapidez.

O costume da fritura já vem desde a infância. Muitos lares gastam litros e litros de óleo utilizados em frituras e que passam para os alimentos ingeridos, com mais sabor é lógico e isso se aprende logo. Verduras e legumes refogados dão trabalho e não têm muito gosto.

Quanto aos "beliscos", esse é um costume que se adquire facilmente. Em muitas repartições públicas ou outras empresas sempre tem alguém que em determinada hora passa com o salgadinho cheirando gostoso. Na bolsa o chocolate ou o pacote de bolacha recheada estão sempre presentes. A bala (20 calorias) é fácil de adquirir e saborear. Isso cria hábito. A pesquisa revelou a verdade da situação dos brasileiros.

Comente

Últimas