Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativa de vida, diz estudo

Riscos não podem ser revertidos nem com a prática regular de exercícios físicos

Cada hora sentado reduz em 21 minutos a expectativ

Ficar sentado o dia inteiro, de certa forma, não cansa. Porém, o que muita gente nem imagina é que ficar neste repouso contínuo pode afetar - e muito - a saúde.

De acordo com um estudo do 'American Journal of Preventive Medicine', quando se está sentado o risco de morte prematura aumenta consideravelmente. O levantamento alarmante diz que ficar oito ou mais horas sentado aumenta o risco de doenças cardiovasculares e crônicas, como diabetes tipo 2, por exemplo.

A pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália foi mais precisa. Ela apontou que a cada hora que uma pessoa passa sentada, sua expectativa de vida diminui em 21 minutos. Chocante não?


Outro estudo, desta vez da Universidade de Maastricht, na Holanda, também deu más notícias para quem fica muito tempo sentado. Segundo a pesquisa não adianta praticar uma hora diária de atividade física intensa se a maior parte do dia você é inativo.

Ou seja, é mais benéfico ficar em pé e caminhar por um tempo prolongado, do que praticar exercícios físicos intensos por pouco tempo, mesmo que de forma regular.

Mas afinal, por que a falta de movimento faz o corpo sofrer desta maneira? Uma das possíveis explicações é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Depois de ficar meia hora sentado, o corpo liga o "modo repouso" e a taxa metabólica cai.

Ficar de pé evita essa queda, pois o músculo permanece rígido, o que consome mais energia. Fora que, a pessoa que está em pé tende a se movimentar mais involuntariamente.

Quero viver mais e com saúde de sobra!

Depois de tantas más notícias, o que nos resta é mexer o corpo! Para reduzir os danos, o certo mesmo é procurar diminuir o tempo de sedentarismo entre 2 a 3 horas num período de 12 horas.

Sendo assim, reunimos algumas dicas para te incentivar a se movimentar mais:

1- Sempre que puder, levante-se

Movimente-se durante dois a três minutos a cada meia hora, é rapidinho e faz uma grande diferença. Quando estiver assistindo televisão, aproveite os comerciais para sair do sofá.

2- Nada de ficar parado

Enquanto estiver sentado mude de posição com regularidade.

3- Use bem seu tempo livre

Se sair para almoçar utilize as escadas em vez do elevador. Caminhe um pouco durante a hora de almoço.

4- Instale um contador de passos no celular

Os médicos indicam andar cerca de 10 000 passos diariamente. Para te ajudar a atingir este objetivo, uma boa alternativa são os aplicativos que contam os passos. Apps como o Pedômetro, Noom Walk e o Runtastic Pedometer fazem o trabalho para você.

5- Estacione o carro longe do local de trabalho

Se você vai de carro, seu tempo de repouso é maior ainda. Procure sair mais cedo de casa e estacione longe do trabalho. Se você mora perto, experimente ir andando ou de bicicleta. Que tal?

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Agora que você já sabe como, é só colocar em prática. Vamos lá?

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: sedentarismo ficar sentado

Últimas