Células de gordura

Células de gordura

Em outra matéria citamos que o organismo possui células de gordura (adipócitos), e que por meio de regimes, com restrição de alimentos, podem diminuir de tamanho, mas não são eliminadas. Eis aí a razão das pessoas que quando emagrecem voltam a engordar caso se descuidam da alimentação e dos exercícios físicos.

A pesquisa revelou que uma pessoa de peso normal possui de 20 a 30 bilhões de células gordurosas, já as obesas, de 60 a 80 bilhões. O número de células é determinado até os vinte anos de idade e não diminui mais. Elas apenas reduzem o seu volume.

Na infância, o que mais influencia para o aumento da quantidade de células gordurosas é sem dúvida a dieta alimentar imposta pela família. Hoje sabemos que muitas crianças estão acima do peso ideal, e que no futuro serão obesos.

Essa certeza genética de criar células gordurosas em excesso pode ser evitada com alimentação saudável, isto é, pouco calórica e de grande valor nutritivo. Na realidade é evitar que as crianças abusem de guloseimas, salgadinhos, chocolates, doces, bolachas recheadas, refrigerantes, mamadeira engrossada com amido, farinha, etc.

A puberdade é o período que mais se desenvolvem as quantidades de células gordurosas. Elas são responsáveis pela produção dos hormônios da transformação de jovens para adultos. Isso causa uma necessidade maior de alimentos.

Também foi descoberto que cerca de 10% dos adipócitos (células gordurosas) se renovam a cada ano. As novas células são mais "famintas" que as velhas e forçam o organismo a adquirir mais alimentos para que elas os armazenem em forma de gordura.

Essa pesquisa deixa claro que o futuro obeso tem sua origem na infância e puberdade, e transfere a responsabilidade aos pais, para que alimentem seus filhos com sabedoria. Nada de excessos, principalmente com alimentos muito calóricos.

Oriente a pessoa que emagreceu para que não ingira excessos de alimentos, que continue a gastar as calorias com exercícios físicos, caso contrário as suas células gordurosas estarão esperando para crescer de volume e consequentemente voltar a engordar.

Aguardo perguntas e sugestões.

   

Comente

Últimas