Comece o Ano sem Estresse

Comece o Ano sem Estresse

O estresse tornou-se um termo popular no mundo contemporâneo.

Muitas vezes usado como sinônimo de nervosismo ou irritação, ele é na verdade uma reação do organismo a situações ameaçadoras. O estresse ocorre sempre que o instinto de defesa

é acionado, nos permitindo reagir de forma a evitar o perigo.

Quando nos deparamos com um cão feroz, por exemplo, o organismo entra em estado de alerta máximo e nos prepara para a enfrentar esta situação. O mesmo ocorre quando nos sentimos pressionados pelas exigências do trabalho ou por questões de ordem pessoal que nos fazem sentir ansiosos ou preocupados.

Na tentativa de se defender destas situações, o organismo se sobrecarrega e as conseqüências deste esforço nem sempre são positivas.

Quando o estresse ocorre de maneira prolongada, ele pode acarretar um desgaste físico e emocional. Ansiedade, dores musculares, dores de cabeça, pressão sanguínea elevada, ganho ou perda de peso e depressão podem ser sinais de que o problema já está instalado.

Ao apresentar alguns destes sintomas, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliar se estes sinais realmente são conseqüência do estresse. Caso a resposta seja afirmativa, intervenções psicoterápicas ou medicamentosas podem ser adotadas.

Para evitar que o estresse se instale ou se agrave, algumas medidas podem ser adotadas:

1)Procure não se desgastar excessivamente com eventos que você não pode controlar;

2)Quando estiver frente a uma situação estressante (como uma entrevista de emprego, por exemplo) procure preparar-se ao máximo para ela;

3)Estabeleça objetivos realistas para si e não tema buscar ajuda para atingi-los;

4)Não encare mudanças como ameaças e, sim, como desafios positivos;

5)Faça exercícios regularmente.

Com estas medidas você estará pronto para construir um novo ano mais tranqüilo, em que seu bem-estar físico e mental estejam assegurados! Feliz 2009!

   

Comente

Assuntos relacionados: psicologia estresse relaxar autocontrole

Últimas