O estresse tornou-se um termo popular no mundo contemporâneo.
Muitas vezes usado como sinônimo de nervosismo ou irritação, ele é na verdade uma reação do organismo a situações ameaçadoras. O estresse ocorre sempre que o instinto de defesa
é acionado, nos permitindo reagir de forma a evitar o perigo.
Quando nos deparamos com um cão feroz, por exemplo, o organismo entra em estado de alerta máximo e nos prepara para a enfrentar esta situação. O mesmo ocorre quando nos sentimos pressionados pelas exigências do trabalho ou por questões de ordem pessoal que nos fazem sentir ansiosos ou preocupados.
Na tentativa de se defender destas situações, o organismo se sobrecarrega e as conseqüências deste esforço nem sempre são positivas.
Quando o estresse ocorre de maneira prolongada, ele pode acarretar um desgaste físico e emocional. Ansiedade, dores musculares, dores de cabeça, pressão sanguínea elevada, ganho ou perda de peso e depressão podem ser sinais de que o problema já está instalado.
Ao apresentar alguns destes sintomas, recomenda-se que um médico seja consultado para avaliar se estes sinais realmente são conseqüência do estresse. Caso a resposta seja afirmativa, intervenções psicoterápicas ou medicamentosas podem ser adotadas.
Para evitar que o estresse se instale ou se agrave, algumas medidas podem ser adotadas:
1)Procure não se desgastar excessivamente com eventos que você não pode controlar;
2)Quando estiver frente a uma situação estressante (como uma entrevista de emprego, por exemplo) procure preparar-se ao máximo para ela;
3)Estabeleça objetivos realistas para si e não tema buscar ajuda para atingi-los;
4)Não encare mudanças como ameaças e, sim, como desafios positivos;
5)Faça exercícios regularmente.
Com estas medidas você estará pronto para construir um novo ano mais tranqüilo, em que seu bem-estar físico e mental estejam assegurados! Feliz 2009!