Como manter o casamento após a chegada dos filhos?

Não é fácil deixar de ser dois para se tornar uma família, mas é preciso!
Como manter o casamento após a chegada dos filhos?

Foto: Corbis / Leon Harris

A gravidez e maternidade são momentos muito desejados por casais. A ideia de um bebê trazendo um novo brilho para a família, enchendo de amor o lar... Porém, por mais planejadas que sejam a maternidade e gravidez, em alguns casos a alegria e a expectativa da espera podem ser abaladas a partir de um novo nascimento. 

A mãe que se preparou tanto para cuidar nos mínimos detalhes da rotina do bebê, percebe que esqueceu de preparar a rotina do lar, e sobretudo, a rotina do relacionamento!

Não é fácil deixar de ser dois para se tornar uma família. Na fase inicial, a nova mamãe tende a dedicar todas as suas forças para garantir que seu filho estará completamente amparado. Cada novo utensílio, roupinhas, fraldinhas, anotações, são minimamente planejados. Mas... Opa! Aonde fica o papai neste momento?

A nova mãe precisa fazer o exercício de lembrar-se que a entrega à maternidade pode exigir alguns limites, a fim de que o casamento não seja abalado. São situações que demandam algum esforço extra, afinal, é fácil se entreter com os prazeres e novidades desta fase, que irá tomar a maior parte do seu tempo. 

Porém, lembre-se: o pai pode se sentir deixado de lado, e neste caso é importante empenhar-se para envolvê-lo nos cuidados com o neném, diminuindo o nível de exigência aos acertos dele. 

Lembre-se também de reservar um tempo para que fiquem a sós. Por mais que a vontade seja curtir o neném em tempo integral, fortalecer seu relacionamento nesta etapa é muito importante, pois evita sentimentos de ciúme e rejeição por parte do pai, e também te dá um empurrãozinho a voltar ao papel de esposa, ao invés de ser unicamente mãe.

Programe-se para isto. Saiba os horários em que o neném costuma dormir e poderão curtir a sós, tenha em mente pessoas que irão prestar suporte, cuidando do seu filho para que vocês tenham um tempo só para o casal. 

Façam coisas que costumavam fazer juntos, como assistir a um filme, sair para jantar, ou mesmo tirar um fim de semana para viajarem. Programe-se também para fazer  coisas que você, como mulher, costumava fazer antes do nascimento, como uma produção mais elaborada, uma surpresa... estes cuidados não podem ser deixados de lado. Se puder pensar em todos esses detalhes ainda durante a gravidez, melhor ainda!

Lembre-se: essa ideia de que a mãe está sempre desarrumada, não tem mais tempo para cuidar de si, se alimentar direito ou até mesmo dormir, está mais presente no imaginário popular do que na realidade. Basta programar-se direitinho e claro, contar com uma boa equipe de apoio, e esta fase será muito mais tranquila e agradável. 

Na equipe de apoio entra, é claro, o pai. Quanto mais ajuda ele puder providenciar, seja nos cuidados com o neném, com a casa e até com a mamãe, mais tempo os dois terão para retomar alguns hábitos saudáveis.

Por Ana Perez - Psicóloga (www.psicologoeterapia.com.br)

Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2019 e-Mídia