Como ter controle emocional no trabalho?

Confira algumas dicas

Como ter controle emocional no trabalho

Currículo e recomendações de antigas empresas não garantem mais a estadia em vagas de emprego. As empresas atualmente também buscam funcionários que tenham o controle emocional, que saibam lidar com a correria do cotidiano sem perder a cabeça.

Os especialistas e recrutadores explicam que o comportamento de um funcionário pode influenciar diretamente na postura dos demais trabalhadores. Por exemplo, um chefe que vive estressado pode também estressar a equipe, ou afastar os demais por causa da instabilidade emocional.

Além disso, o estresse também pode bater na porta de casa. Alguns funcionários podem carregar os problemas acumulados na rotina de trabalho e prejudicar o comportamento da família. Com rotinas de trabalho longas e acúmulo de tarefas, os trabalhadores podem descarregar os problemas profissionais no ambiente de família.

Acha que o controle emocional não afeta muita gente? Então, saiba que 44% as mulheres e 9% dos homens já choraram no trabalho pelo descontrole emocional - de acordo com a escritora americana Anne Kreamer.

O controle emocional, de acordo com os especialistas, pode ajudar no desempenho e concentração, mas também pode ser uma maneira de se destacar dentre os demais. Em controle é possível enxergar novas soluções e não deixar-se abalar facilmente pelas complicações do dia a dia. Tente dar uma aliviada no estresse com as dicas abaixo:

Controle-se!

Pense, antes de agir compulsivamente. Se precisar de um tempo no trabalho, pare um pouco e reflita sobre as tarefas. De longe, as respostas para os problemas chegam mais rápido.

Se coloque no lugar do outro

Não só no trabalho, mas com os amigos e família, coloque-se no lugar do outro e entenda porque alguma situação gerou o estresse. É o melhor jeito para conseguir resolver um problema, sem ter uma disputa de argumentos.

Autoconhecimento

Perceba quais são os momentos que levam ao estresse. Se for possível, converse com os colegas, amigos e familiares para saber o que pensam e como lidam, quando o estresse vem de você. Deste jeito é possível conter as explosões e resolver os problemas com mais cautela.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: controle emocional

Últimas