Como ter elevada auto-estima III

Como ter elevada autoestima III

Continuando os ensinamentos de melhorar a auto-estima apresentamos o quarto fator: integridade.

Agir com integridade é promover a integração de nossas convicções, padrões, crenças e comportamentos. Em outra matéria já comentei sobre nossos níveis neurológicos de aprendizagem, a saber: espiritual, identidade, crenças, capacidades, comportamentos e ambientes.

Integração dos pensamentos é conseguida com a plena consciência no presente. Acreditar que alguma entidade espiritual nos estará ajudando no emagrecimento, assumir a identidade de ter um corpo magro, bonito e saudável. Validar a crença de que é bom ter um corpo magro, alimentar-se adequadamente e fazer exercícios físicos.

Saber que tem capacidade para fazer isso e disponibilizar sua energia para o emagrecimento. Adquirir o comportamento de uma pessoa magra. Promover esse comportamento em todos os ambientes que freqüentar e com quem quer que seja.

O quinto fator é agir responsavelmente. Isto é, ter orientação ativa perante a vida. Responsabilizar-se por tudo que fizer. Neste ponto é importante ressaltar que muitas pessoas responsabilizam-se por atitudes dos outros e ficam sofrendo pelo que não dependia delas. Por exemplo. A mãe não deve responsabilizar-se pelos procedimentos do filho, ficar ansiosa por isso e comer demais para compensar.

O sexto fator é ser autêntico e honesto consigo e com os outros (congruência). Isto quer dizer que o seu interior está de acordo com o EU manifesto no exterior. Quando a realidade é falsificada gera ansiedade.

Finalmente o sétimo fator para elevar a auto-estima é alimentar a auto-estima dos outros. É respeitar as demais pessoas em tudo que façam. Isso nos fortalece. Esse respeito vai desde cumprimentar adequadamente as pessoas, falar seu nome, ouví-los com atenção, olhando-os nos olhos. Respeitar seus espaços individuais etc.


Resumindo, para ter elevada auto-estima é necessário:

  • Estar sempre consciente
  • Auto-aceitação
  • Eliminar culpas, causas e irresponsabilidades
  • Integridade
  • Agir responsavelmente
  • Ser autêntico e honesto consigo e com os outros (congruência)
  • Alimentar a auto-estima dos outros
  • A pessoa com auto-estima elevada programa melhor seus objetivos e os cumpre.

    Aguardo perguntas e sugestões.

    Comente

    Últimas