Cuidado com as crianças no Carnaval!

Preste atenção ao filtro solar, hidratação e alimentação

Cuidado com as crianças no Carnaval

Carnaval é período de festas, alegria, música e muita diversão. No meio de toda essa agitação, fica difícil prestar atenção às crianças, não é? Elas continuam tão frágeis e dependentes dos pais como no resto do ano e merecem cuidado especial para aproveitarem bem o feriadão com você.

Atente-se a alguns tópicos:

Música

Quando muito alto, o som pode prejudicar seriamente a audição das crianças. Como afirma o pediatra Dr. Jorge Huberman: "A legislação brasileira estabelece um limite sonoro máximo de 85 decibéis ao qual podemos ficar expostos. A partir deste nível, há risco de perda auditiva, dependendo do volume, do tempo de exposição e da sensibilidade de cada pessoa".

Fantasias

Os trajes carnavalescos ficam uma gracinha nas crianças. E para que vocês possam curtir esse momento fofo plenamente é importante prestar atenção aos tecidos, que devem ser leves e arejados. "Além de confortáveis, as crianças precisam estar seguras. Lantejoulas podem danificar as peles mais sensíveis e são facilmente engolidas. Outros acessórios e objetos pontiagudos também devem ser evitados, pois devido ao suor nos pés e possíveis pisos molhados, as crianças podem escorregar e se machucar", alerta o pediatra.

Máscaras

A criançada adora usar máscaras coloridas, com plumas e muito brilho, mas cuidado com o material. As máscaras sintéticas podem impedir a respiração e causar alergias. Prefira as de pano, papel machê, papelão ou cartolina. Uma ótima ideia é juntar toda a turma e cada um fazer e decorar sua própria máscara, dando um toque personalizado a ela. Seus filhos vão adorar a ideia!

Objetos da folia

Serpentinas, confetes e bexigas estouradas são os campeões em parar na boca dos pequenos. Como sempre, vale a cautela. "O ideal é nunca estourar materiais próximo à boca e, caso aconteça a ingestão acidental, retirar o objeto imediatamente para que a criança não se sufoque. Em casos mais graves deve-se procurar o pronto atendimento local", indica o especialista.

Calor

Esse é um cuidado a ser tomado durante todo o verão, mas que deve ser intensificado durante o Carnaval, principalmente por conta dos trajes. Certifique-se de que a roupa dos seus filhos seja leve para que não cause brotoejas ou dermatites por irritação. Sempre lembre-se sempre de hidratar o herdeiro também.

"O uso de tintas e maquiagens usadas para pintar rosto, braços e pernas também pode ser responsável por dermatites. O melhor é optar por tintas de base aquosa e maquiagens específicas para o público infantil", recomenda Huberman.

Os pimpolhos não entendem os riscos, não sabem se proteger sozinhos e necessitam de cuidados. Preste atenção ao filtro solar, alimentação e hidratação - tanto deles quanto sua.

E cuidado para não perdê-los de vista, principalmente se forem curtir blocos de rua! Com um pouquinho de atenção, todos vão curtir o Carnaval tranquilamente.


Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: bem estar carnaval crianças comportamento

Últimas