De quem depende para eliminar alguns quilinhos?

De quem depende para eliminar alguns quilinhos

Você que deseja eliminar uns quilinhos já deve ter parado infinitas vezes para pensar o motivo de ser tão difícil chegar ao peso desejado.

Você já participou de infinitos programas, grupos, fez uso de medicação, fez a dieta da lua, da sopa e, ainda assim, não conseguiu emagrecer. Ou conseguiu por um tempo e logo depois, retornou ao peso anterior. Um dos motivos pode ser mais simples que imagina: falta de amor-próprio.

É isso mesmo, está sempre cuidando de outras pessoas, fazendo de tudo para que estejam felizes e satisfeitas e assim vai se deixando de lado como se suas necessidades não fossem importantes. Mas será que é esse o caminho mais indicado?

Deixar todos bem, quem sabe até esperando que alguém perceba do que você precisa e sempre se frustrando. E quanto mais frustração mais você come. É uma verdadeira bola de neve que parece não parar de crescer nunca.

Apesar de muitas vezes falar de amor tenha se tornado básico, as pessoas sabem a teoria, mas sentem muita dificuldade na hora de colocar em prática. Talvez isso aconteça por considerarem que é preciso buscar sempre recursos externos, como se o outro tivesse a solução e a poção mágica, o que sabemos não ser verdade. Todos têm a capacidade de cura, de conseguir o que quer que seja, mas nem sempre se dão conta disso.

Na verdade, não acreditam em si mesmos. Claro que participar de um programa de reeducação alimentar e emocional pode ajudar muito, mas é preciso determinação, persistência e, acima de tudo, muito amor por si mesma.

Em geral as pessoas estão sempre se criticando, supervalorizando o que fazem de errado e desprezando quando conquistam algo. Sempre contabilizando o que conseguiram X o que falta conseguir.

Por exemplo, uma pessoa que deseja eliminar 5 quilos e consegue eliminar 600 gramas sequer valoriza o que conseguiu, mas não deixa de lembrar a todo momento dos 4 quilos e 400 gramas que faltam. Isso pode refletir diretamente no resultado final, pois é como se sua mente reagisse contra sua falta de reconhecimento.

O inconsciente é como um ser autônomo, ele pensa que se não há valor para o que conseguiu, para que continuar? Diante disso, ao invés de conseguir eliminar mais um pouco, faz com que você simplesmente pare de eliminar ou até, retorne ao peso que estava. É preciso entender que para o inconsciente não há maior ou menor, mais ou menos.

Por isso se torna tão importante reconhecer toda e qualquer conquista. Conseguiu eliminar 100 gramas? Faça festa! Reconheça tudo que fizer por si mesma, assim com certeza sua mente reagirá a favor e você será a maior beneficiada. As críticas e, em conseqüência, a falta de reconhecimento em geral acabam com toda e qualquer auto-estima e, se você tem esse hábito, pare imediatamente de se criticar. Pare imediatamente de se criticar! Como quer ficar bem consigo mesma se está sempre se acusando? Cada vez que perceber que está se colocando para baixo, mude seu pensamento e imagine-se conseguindo tudo que quer.

Como é estar ao lado de quem só a critica? Muito ruim, não é mesmo? Trate-se como trataria alguém que ama. É igual faz com você? Acredito que não. Não desvalorize os pequenos avanços, as conquistas quase imperceptíveis, pois são estes que vão fazer toda a diferença no final do processo. Faça a si mesma algumas perguntas e ouça as respostas. Se preferir poderá escrever:

  • Você acredita ter direito ao amor?
  • Consegue se permitir amar e ser amada?
  • O que quer para você e não está tendo?
  • O que pode fazer para conseguir?
  • Alguém está impedindo que consiga? Quem?
  • O que era preciso fazer para ter merecimento em sua infância?
  • Há alguma relação das dificuldades que teve na infância com o momento atual?
  • O que você acha de si mesma?
  • Realmente sente que merece amar-se?
  • O que gostaria de mudar em você?
  • Consegue reconhecer suas conquistas?
  • Enquanto responde a essas perguntas, reflita sobre tudo isso.

    Busque um sentido para sua vida. Ame-se e não dependa de ninguém - ninguém mesmo - para lhe dizer que você merece e pode conseguir tudo o que deseja. Dependa só de você.

    Comente

    Últimas