Dicas para alcançar objetivos em 2013

Estabeleça metas e comece 2013 com determinação

Alcance seus objetivos em 2013

Mais um ano está chegando ao fim e nessa época é muito comum as pessoas fazerem uma análise do que aconteceu ao longo dos últimos meses. E ao percebermos que nem todos os objetivos foram alcançados, bate aquela decepção... Mas que tal levantar a cabeça e começar 2013 de forma diferente, mais focado e com estratégias melhores para realizar os mais diversos sonhos?

Segundo a numerologia, 2013 será um ano dedicado à valorização da arte e do que é belo. A partir daí, a coach de carreira e de vida Roselake Leiros, também diretora da CrerSerMais - Desenvolvimento Humano, pensa que este passa a ser um bom motivo para sairmos do "piloto automático" e darmos uma boa avaliada nas coisas belas da nossa vida, reconhecendo-as e exaltando-as. O que não estiver muito bonito deve passar por um planejamento para ser melhorado.

"Como está o seu corpo, sua pele, seus cabelos, roupas e acessórios, a sua casa, seu escritório, seu quarto em particular? Busque mais referenciais do que é belo em cada um desses universos", sugere.

"Faça com que haja beleza em toda parte, é só você se manter focado nisso, a princípio, e então se acostumará a fazê-lo naturalmente."

Claro que é frustrante terminar o ano sem concretizar parte dos nossos sonhos, mas esse sentimento não pode ir conosco para o próximo ano. Como a própria coach explica, não podemos começar o ano nos sentindo culpados colocando em terceiros a responsabilidade pelos nossos fracassos. Isso não vai nos ajudar a realizar mais em 2013.

"O ideal é fazermos uma avaliação sincera para identificarmos o que foi inadequado ou insuficiente. Assim vamos aprender a dar continuidade a esses projetos e realizá-los a partir de novas e efetivas ações". Outra dica para renovar o fôlego é verificar o que você conseguiu concretizar e comemorar devidamente. "Lembre-se que muitas vezes as grandes realizações dependem de algumas pequenas conquistas. Portanto considere-as", orienta Roselake.

Se você pensa que existe um manual para fazer tudo certo em 2013 está enganado. Mas a coach separou algumas dicas para você. Olha só:

- Formule seu objetivo no positivo: "Eu quero..." Ele precisa ser possível, mensurável e ter tempo determinado (quanto você quer e quando vai realizar).

- Saiba exatamente como vai ser o momento da realização. Qual será para você a evidência de que ele foi realizado? Caso seja comprar um carro, uma evidência para você poderia ser o momento de receber a chave, ou quando você vir o seu nome no documento, ou quando você estiver dentro dele pela primeira vez, etc.

- Faça seu plano de ação passo a passo para cada objetivo: perceba que recursos você já tem e quais ainda faltam para essa realização.

- Mantenha-se focado no objetivo tendo em mente o motivo pelo qual você quer correr atrás dele, o que isso lhe traz de bom. Nós só realizamos mesmo o que é relevante.

- Escreva uma lista ou faça um cartaz com imagens que representem seus objetivos já formulados. Deixe-os num lugar onde possa ver diariamente e ainda coloque semanalmente bilhetes/lembretes para você sentir mais presente seu compromisso. Mande um e-mail para você mesmo com todos os objetivos do ano e o seu grau de comprometimento com a realização de cada um.

Mesmo com essas dicas, é possível que você precise remanejar suas estratégias ao longo do percurso. Para evitar uma mudança grande de estratégia, Roselake sugere que você faça uma avaliação sincera de sua performance a cada pequeno trecho percorrido. "Isso vai lhe dar a possibilidade de realinhar a rota e até modificar o objetivo, sem a desconfortável sensação de fracasso, uma vez que você esteve consciente e aprendendo a cada passo."

Por Juliana Falcão e Marisa Walsick (MBPress)

Comente

Últimas