Dicas para relaxar

Dicas para relaxar

A semana começou tensa? Então pare tudo que está fazendo e confira o que você pode fazer para relaxar e ter uma semana mais calma seja em casa ou no trabalho. Se o estresse faz parte constante da sua rotina, está na hora de reverter esse quadro para que isso não afete a sua saúde e o seu bem estar.

Recorrer a pequenas pausas ao longo do dia ajuda muito. Caminhe, saia da sua mesa de trabalho para beber um copo d'água, respire fundo, alongue-se, se possível. Diversificar a rotina ajuda a manter a calma e ter boas noites de sono.

Uma alimentação balanceada também é uma alternativa para trazer mais paz e relaxamento no seu dia a dia. Uma pessoa que evita a ingestão de alimentos energéticos, como café, açúcares e gorduras, tem humor mais leve.

O ideal é tirar proveito dos alimentos e bebidas que agem no sistema nervoso central, melhorando o seu funcionamento e produzindo substâncias calmantes. Itens ricos em vitaminas do complexo B, selênio, magnésio, potássio e zinco agem no sistema nervoso central, estimulando a produção de hormônios que melhoram o humor (serotonina) e o sono (melatonina).

Alguns exemplos: castanhas, banana, grão-de-bico, cereais integrais, aveia e folhas verde-escuras. Chás, como de maracujá, erva-cidreira e valeriana, também são tranquilizantes naturais.

Evite: o consumo exagerado de cafeína (café, chocolate, bebidas energéticas, refrigerantes) e de açúcar, sal e gorduras, que aumentam a produção do hormônio cortisol. "Essa substância libera adrenalina no corpo, que leva ao nervosismo", explica a nutricionista.

A prática de atividades físicas que sejam prazerosas, como caminhar, cuidar do jardim ou jogar tênis, por exemplo, alivia a sensação de opressão e relaxa os músculos.

Um exercício para relaxar nesse exato momento: sentada, com as costas retas e os pés no chão, expire soltando a coluna para a frente. Depois inspire, alinhando-a. Após cinco respirações você já vai sentir a diferença. Relaxe!

Por Jessica Moraes

Comente

Últimas