Dieta da Imaginação

Pesquisa revela que pensar no ato de comer faz as pessoas sentirem menos fome

Dieta da Imaginação  Pesquisa revela que pensar no

Leu o título da matéria e achou que era alguma brincadeira? Para quem sofre na hora de manter a boca fechada durante as dietas e vive se autoboicotando, um estudo publicado na revista Science afirma que a sua imaginação pode ser a ferramenta ideal para você fugir das tentações e emagrecer definitivamente. Segundo a pesquisa imaginar que você está ingerindo diminui drasticamente a vontade de comer.

Apesar do estranhamento que isso possa causar a estratégia criada pelos cientistas para driblar a fome fora de hora é bastante simples, basta se imaginar comendo aquele seu doce predileto mordida a mordida, puxando da sua memória gostos e aromas. Se você pensou que isso irá te deixar com mais vontade de comer do que você já está, muita calma. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo revelam que pensar apenas no alimento, realmente vai te deixar com fome, mas se imaginar detalhadamente comendo esse mesmo alimento vai criar o efeito oposto.

Não acredita que essa possa ser uma boa estratégia para comer menos? De acordo com a pesquisa as pessoas ficam mais animadas com a primeira mordida de um sanduíche do que com a última, isso porque o cérebro cai na armadilha criada por ele mesmo chamado de processo de habituação. Ou seja, seu cérebro se entedia facilmente das coisas que você faz, por isso, se você já viveu essa experiência, mesmo que apenas na sua imaginação, a probabilidade dessa tarefa parecer uma repetição é enorme. Então, se você pensar que está comendo antes do almoço, quando sentar à mesa para começar a refeição seu cérebro vai entender que aquela ação já foi feita e as chances de comer menos são bem maiores, pois é possível obter a partir de uma imagem criada na sua cabeça as mesmas respostas físicas de uma experiência da vida real.

Curtiu a dica, mas não sabe como ela poderia te ajudar no processo de emagrecimento? Em entrevista à Science, a psicóloga da Universidade de Washington Frances McSweeney afirma que a estratégia pode ser bastante útil para quem precisa emagrecer. Está em guerra declarada com a balança? A psicóloga sugere que as pessoas que não conseguem se manter firme na dieta passem alguns minutos antes da refeição realizando um pequeno exercício mental no qual se imaginam ingerindo exatamente os mesmos alimentos que colocarão no prato, assim quando chegar a hora de comer você não estará com aquela fome do tamanho de um trem.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas