Doação de cabelo para pacientes com câncer

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Os cabelos doados devem ter no mínimo 10 cm

Doação de cabelo para pacientes com câncer

Algumas famosas, como Miley Cyrus e Shailene Woodley (protagonista do filme "A Culpa é das Estrelas"), ao deixar suas madeixas curtinhas, doaram seus cabelos para pacientes com câncer, a partir de instituições especializadas no assunto. A atitude une duas ideias: ajudar ao próximo e se sentir bem com isso.

A função da doação de cabelos é criar uma peruca para os pacientes que passam pela quimioterapia e sofrem com a queda de cabelos. A ideia da peruca é ajudar a devolver a autoestima a essas pessoas, dando mais chances de se recuperarem da doença.

Várias campanhas no país incentivam a doação de cabelos e algumas delas têm apresentado resultados surpreendentes. No Hospital Do Câncer de Uberlândia, Minas Gerais, há um banco de perucas. Lá eles recebem as doações, fabricam as perucas e distribuem entre as pacientes. O Hospital Infantil de Santa Catarina também teve uma iniciativa parecida. Uma peruca custa de R$ 500 a R$ 2000 e muitos pais não têm condições de proporcionar isso aos filhos.

De crianças a adultos, a iniciativa vem se tornando popular a cada dia. A internet e divulgação sobre a doação de cabelos facilitam o aumento e doadores também. Entre os universitários, o "trote solidário" incentiva os calouros a doar voluntariamente os próprios cabelos para pacientes que estão no combate contra o câncer. Até um festival de música no México incentivou a atitude: os ingressos não eram alimentos ou dinheiro, mas sim cabelos. A iniciativa teve mais de 9 milhões de compartilhamentos.

Quer doar?

Caso você tenha se contagiado com a ideia, saiba que qualquer pessoa pode doar cabelos para pacientes com câncer. Existem no Brasil várias instituições especializadas que coletam os fios para confeccionar as perucas.

Os fios podem ser entregues aos locais que fazem os acessórios pessoalmente, ou mesmo pelos Correios (neste caso, coloque os fios dentro de um saco plástico). De acordo com os experts no assunto, para doar cabelos a instituições e pacientes com câncer é preciso atender a algumas regrinhas: os cabelos devem ter no mínimo 10 centímetros (aproximadamente 8 dedos), de cores naturais e longe de dreads (cabelos modificados são mais frágeis às próteses), devem estar lavados e longe de terem tocado o chão.

Seguem alguns locais que aceitam doações:

Local: São Paulo

Nome: ONG Cabelegria

Endereço: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo - CEP: 02611-001

Contato: cabelegria@gmail.com

Local: Espírito Santo

Nome: Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer do Hospital Santa Rita de Cássia

Endereço: Marechal Campos, 1579, Santa Cecília, Vitória, Espírito Santo - CEP: 29043-260

Contato: (27) 3334-8058

Local: Rio de Janeiro

Nome: Banco de Perucas Laço Rosa

Endereço: Rua Desembargador Isidro, 18, Sala 910, Tijuca, Rio de Janeiro - CEP: 20521-160

Contato: (21) 7974-8504

Por Caroline Sarmento


  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas