Em contagem regressiva?

Em contagem regressiva

Começo de dezembro e muitas pessoas estão em contagem regressiva. Não só para o início do próximo ano, mas, principalmente, contando cada grama que falta eliminar para chegar ao peso desejado.

Algumas pessoas sentem que o tempo está passando muito rápido e duvidam de conseguirem. O tempo está passando rápido para todos, ainda mais quando há tantas coisas a serem feitas. Como nessa época do ano os compromissos se acentuam e acumulam-se festas, reuniões, compras, algumas pessoas sentem dificuldade em realizar tudo ao mesmo tempo e acabam por se sentirem perdidas, pois tudo se torna prioridade.

É preciso ter em mente o que é realmente importante para você, cumprir todos os compromissos assumidos em função do trabalho ou da família é importante, mas será que é possível permanecer bem com você mesma se ignorar o que realmente quer para você?

A preocupação com as festas é uma constante para quem tem dificuldade em manter o peso, pois com tantas opções do que comer a disposição não é fácil mesmo, mas é possível! Se estiver querendo eliminar alguns quilinhos e começar a comer tudo que estiver a sua disposição e em dias de festas, claro, que terá muitas tentações a sua espera, terá que pensar como irá se sentir caso se deixe seduzir.

Você teve o ano inteiro para mudar seus hábitos e agora quer conseguir mudar tudo em poucos dias? Quer o resultado até o Natal? E o que você está fazendo para isso? Caso tenha muitas festas para participar até lá, fique atenta para a seguinte situação: vamos imaginar que estamos na véspera do Natal. Você vai se arrumar e já começa a ficar muito irritada quando vai vestir uma roupa e percebe que não lhe serve mais.

Você começa a se lembrar de tudo que comeu em cada festa que participou. Sente raiva, se culpa que não atingiu ainda o peso que queria e pensa que agora que chegou mesmo o Natal, vai comer tudo que quiser. E que se dane! No dia seguinte nem pensa, continua a comer mais e mais, até passar mal. À noite ainda dá umas beliscadas, afinal sobrou tanta comida que não dá para desperdiçar, não é mesmo?

Passam alguns dias e você tem uma viagem marcada para esperar o novo ano. Você começa a experimentar algumas roupas para fazer a mala. Mais decepção e frustração. Nessa semana aumentou mais um pouquinho seu peso e nem todas as roupas servem. A realidade começa a ser muito dura de ser enfrentada, mas de alguma forma você supera e vai viajar.

Sem horário para nada, você se permite comer quando e o quê quiser. Muito sol, praia, piscina e tudo mais para completar o cenário perfeito: comidas deliciosas, tortas, bolos, sorvetes, refrigerantes, algumas cervejinhas. Enfim, muito calor e também muitas calorias a mais! Você simplesmente ignora que estava querendo eliminar peso, faz tudo sem pensar, afinal não quer se preocupar com nada! Certo? Errado!

Os dias passam e enfim chega a tão temida segunda-feira, dia 05 de janeiro. Você sobe na balança para atualizar seu peso e quase cai do susto que leva. Imaginação? Não! Pura realidade se você agir como a descrição acima.

Caso esteja participando de um programa de reeducação alimentar, com certeza irá comprometer todo o resultado e também estará desprezando tudo que fez até o momento. Se quiser conseguir o que deseja, deve ter em mente que a continuidade do processo, independente da época do ano, é imprescindível.

Se ficar dando desculpas que no começo do ano você começa, terá que assumir as conseqüências. Claro que poderá recomeçar quantas vezes for necessário, mas se puder evitar o sentimento de se sentir incapaz de conseguir manter o controle, com certeza se sentirá muito melhor! Ou não? A resposta está dentro de você!

É preciso entender que quando se perde o controle de algo, como no caso da compulsão alimentar, muitas vezes é o inconsciente que está agindo por algum motivo, ainda que o motivo seja desconhecido para você. Enquanto continuar a se isentar da responsabilidade pelo fracasso ou sucesso do que deseja, não conseguirá alterar o resultado.

Se você está pensando que não conseguirá manter o controle enquanto todos a sua volta estarão comendo tudo que quiserem, pense também que quem irá comprometer o que deseja será você e não eles. Como cada um irá se sentir é problema de cada um, mas como você irá se sentir é problema seu!

Por isso, seja coerente entre o que você sente, pensa, age e comece desde já a agir de modo a conseguir o que deseja, independente de quantas festas você for participar! A opção é sua. E as conseqüências também!

Comente

Últimas