Emagrecer definitivamente

Esqueça as dietas milagrosas

Emagrecer definitivamente

Todo mundo que tem problemas com a balança sonha com o dia que irão inventar uma forma mágica de eliminar excesso de peso. No entanto, a cada estação aparece uma nova dieta que promete uma enorme redução de peso em um curtíssimo prazo de tempo. Mas, cuidado, emagrecer não é tão fácil e essas dietas podem ser verdadeiras armadilhas.

De acordo com a nutricionista Bia Rique, da clínica Ivo Pitanguy, mais importante do que fazer regime é construir novos hábitos alimentares. "As pessoas devem esquecer as dietas e pensar em mudanças comportamentais consistentes. Não adianta fazer uma dieta radical e ficar pensando em tudo o que você vai comer quando que ela terminar", afirma.

Ainda segundo a nutricionista, para evitar o efeito sanfona e manter o peso ideal, o ideal é ter uma alimentação balanceada, rica em fibra e vitaminas para oferecer uma maior sensação de saciedade durante o período de reeducação alimentar. "O segredo para não ter que passar a vida toda de dieta é eliminar a dualidade do tudo e do nada. Para emagrecer nós temos que comer corretamente", explica.

Os alimentos que promovem saciedade também são excelentes aliados para quem quer emagrecer, por isso, comece suas refeições por eles e habitue-se a consumir as saladas cruas sempre antes da refeição principal. "Não pense apenas nas calorias de um alimento, mas sobretudo na saciedade que ele promove. Então, evite alimentos processados e sem fibras, mesmo que sejam pouco calóricos, eles não irão te satisfazer e a sensação de fome irá continuar. Os alimentos que mais saciam são aqueles que têm fibras e água, como saladas cruas, e vegetais cozidos", ensina a Bia.

Outra dica para quem quer manter o peso é fazer um diário alimentar. Fica mais fácil para analisar a forma como você se alimenta, já que realmente está vendo o que está comendo. Para fazer o controle é super fácil, basta anotar tudo o que você comeu, horário e quantidade. Nos casos de exceção, que você se permitiu comer algo mais calórico, explique os motivos que te levaram a cair na tentação e não resistir ao belisco.

Segundo Bia, controlar o peso também é uma das dicas. Pese-se semanalmente e, ao menor aumento de peso, redobre a atenção sobre a sua alimentação. "Nada de voltar para as dietas radicais, não é possível passar a vida toda fazendo inúmeras dietas para chegar aos 60 anos e estar com 30 quilos a mais", finaliza a nutricionista.

Por Paula Perdiz

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