Emagrecer e inverno

Emagrecer e inverno

Com a proximidade do término do verão, gostaria de ir preparando os leitores para uma mudança no comportamento das pessoas e também como o organismo reage no inverno.

No frio o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal que gira em torno de 36,5º C a 37º C. Isso ocorre porque há perda de calor corporal para o meio externo, principalmente se a pessoa não se agasalhar corretamente.

Se há essa perda de calor, o organismo tenta repor a energia (calorias) despendida. Essa reposição emite uma sensação de fome, pois ele precisa de mais energia do que habitualmente.

Normalmente a fonte de energia usada na manutenção da temperatura corporal é obtida a partir do metabolismo do carboidrato (fonte mais rápida de energia) e da gordura (cuja quebra das moléculas é mais lenta).

Mas para não colocar o organismo em risco, o corpo tenta preservar a gordura estocada porque ela atua como isolante térmico. Vejam como tudo é bem bolado.

Nessa busca de novas calorias, devido aos costumes dos períodos frios, as pessoas utilizam muito carboidrato e alimentos gordurosos, tipo chocolates, castanhas, nozes, carnes gordurosas etc. É fácil perceber que a ingestão inesperada desses alimentos produz uma quantidade de calorias exagerada fazendo a pessoa engordar.

Ainda outras complicações dos períodos frios: as pessoas não acordam muito cedo, fazem menos exercícios e atividades físicas, tendo como conseqüência menor gasto de calorias.

Resumindo as conseqüências há maior ingestão de calorias e menor gasto. O acúmulo é enorme. A idéia é tomar consciência desta situação e preparar-se para o inverno. Escrevendo essa matéria bem antes do inverno para que as pessoas tenham tempo de cristalizar essas informações em suas mentes. Isso só se consegue com compreensão, aceitação e muita repetição.

Se houver conscientização é possível que durante o inverno apenas mantenham o peso ou no máximo aumentem pouco. As pessoas em processo de emagrecimento com certos cuidados podem emagrecer mais no inverno do que em outras estações do ano.

Na próxima matéria veremos algumas dicas de alimentação no inverno.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas