Emagrecer ou ser emagrecida?

Emagrecer ou ser emagrecida

Dias destes, ouvi uma entrevista de um médico endocrinologista que certas pessoas não querem emagrecer e sim serem emagrecidas por alguém ou por algum medicamento.

Fiquei pensando sobre o assunto e acabei concordando que é isto mesmo o que acontece. A maioria das pessoas que pretende perder alguns quilos quer que alguém faça alguma coisa por elas, ou seja, que lhe receite algum remédio, uma erva, um novo chá emagrecedor, enfim que lhe passe uma receita milagrosa.

Como sabemos, estas coisas não têm valor porque seria a influência de uma pessoa em outra. O emagrecimento nunca deve partir de outra pessoa e sim de quem desejar: "eu quero emagrecer".

Querer emagrecer é mudar hábitos inadequados, é evitar a vida sedentária, é tomar bastante água, fazer exercícios físicos no mínimo uma hora por dia, é comportar-se como magro numa festa de "boca livre" e, principalmente, depois de emagrecido incorporar esses novos hábitos. Na realidade é a promoção da saúde para a vida inteira e não ser emagrecida através de alguém ou algo por pouco tempo.

Quem se deixa emagrecer e é o que acontece com grande parte da população, apenas emagrece por pequeno período e ao voltar aos seus hábitos de obeso, engorda tudo novamente. É o famoso efeito "sanfona".

A vontade (querer) não partiu de sua própria mente. O medicamento apenas tirou a fome e ela emagreceu por comer menos naquele período. Suas crenças e seus comportamentos, sejam quais forem, continuam os mesmos.

Resumindo, é necessário "querer" emagrecer, um desejo autêntico da própria pessoa, mudar suas crenças (exemplo: comer bastante agora para não faltar depois) e comportamentos (exemplo: comer lanches ou salgados à tarde no serviço ou em casa), aproveitando suas capacidades (todos têm essas capacidades).

Depois de emagrecido, ficar o dobro do tempo, no mínimo, que levou para emagrecer neste último peso, para que se consolide a nova maneira de se relacionar com os alimentos e o novo estilo de vida.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas