Ensinamentos do budismo

Como levá-los para o nosso dia a dia

Ensinamentos do budismo

Com a novela global das seis "Joia Rara", o budismo entrou em evidência na mídia e nas rodas de conversa. Mas você sabe quais são os ensinamentos e como você pode aproveitá-los no seu dia a dia? Saiba que os ensinamentos podem melhorar muito sua vida.

O budismo, trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses, é uma filosofia indiana milenar que ensina lições importantes para quem deseja viver melhor. Segundo os ensinamentos de Buda, a felicidade não está nas coisas em si, mas no modo como nos relacionamos com elas. Daí já temos uma noção de quanto o budismo pode melhorar nossa visão de mundo.

Pensar de forma positiva mantém os problemas longe e as ações são grandes influências na felicidade. Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade e o mesmo se dá com as ações negativas. Por isso devemos refletir antes de pensar, agir e falar.

Devemos nos preocupar também com as outras pessoas. É preciso olhar para o outro com a certeza de que ele fez algo de bom em sua vida e alegrar-se pela felicidade das pessoas ao nosso redor. Isso nos ajuda a perceber que estamos imersos em uma grande rede de amor, respeito e bondade, além de colhermos bons frutos no futuro cultivando bons sentimentos em relação às conquistas dos outros.

Buda explica que todos os nossos problemas e sofrimentos surgem de estados mentais negativos e confusos, assim, toda a felicidade e boa fortuna surge de estados mentais virtuosos e pacíficos. Então, viva cercada de pessoas boas e que estimulem seu lado positivo. Fica muito mais fácil ser bondosa quando se está cercada de pessoas virtuosas.

O apego às coisas materiais é algo que só dificulta a vida de qualquer pessoa. Sendo assim, não seja egoísta e pratique diariamente o desapego. Além de se sentir mais leve, você manterá os pés no chão, sabendo exatamente o que tem e o que precisa. Viva em equilíbrio, deixe a vida fluir e não crie expectativas demais.

A raiva é outra inimiga da felicidade, por isso mantenha-a longe, aprimore sua paciência, compaixão e saiba quais são seus limites. Isso lhe ajudará a não se meter em situações estressantes que a levem a sentimentos ruins, desequilibrando toda a sua energia.

E aqui vai um resumo dos ensinamentos de Buda para se viver bem:

• Encontre a felicidade dentro de si;

• Pense de forma positiva;

• Pratique boas ações;

• Preocupe-se com o próximo;

• Livre-se da inveja;

• Cerque-se de boas pessoas;

• Pratique o desapego;

• Mantenha os pés no chão;

• Livre-se da raiva;

• Conheça seus limites.


Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Últimas