Estabelecendo Metas em Sete Passos

Estabelecendo Metas em Sete Passos

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia os olhos de sua meta"

Henry Ford

Entrar em ação para conseguir algo pelo que somos apaixonados pode ser assustador. Mas, se você dividir o processo em partes que sigam uma seqüência lógica, verá que não há motivo para receio:

1. Descubra o que gosta de fazer. O que é importante para você? Qual é sua paixão? O que é que você mais gostaria de conseguir?

2. Reúna fatos. Assim que você descobre sua paixão, a pesquisa começa. Junte tudo o que puder encontrar em livros, revistas, fitas de vídeo e também o que ouviu de pessoas que atuam no campo que lhe interessa.

3. Estabeleça um plano de ação. Quais são os passos necessários? Desenvolva um processo em etapas e anote-o. Tudo na vida precisa ser feito em etapas. Se não souber que passos precisará dar para alcançar sua meta, use o processo da visualização. Uma das maneiras de visualizar o que precisa ser feito é fingir que nos encontramos no futuro, que já alcançamos o que queríamos e que estamos olhando para trás e perguntando o que tivemos de fazer para chegar onde estamos. Todos os passos que der serão como placas no caminho, cada uma informando que você está mais perto de seu objetivo.

4. Estabeleça uma agenda. Estabeleça um prazo realista para cada etapa do processo e/ou para a meta final. Uma agenda nos diz quanto tempo podemos gastar em cada etapa e também nos mantém motivados e em movimento.

5. Comece. Dedique-se. Mergulhe de cabeça. Ganhe experiência. A experiência é o maior mestre. Muitas idéias brilhantes continuam apenas idéias porque as pessoas que as tiveram sentiram medo e não quiseram se arriscar.

6. Faça constantes avaliações. Examine o plano todas as semanas ou todos os meses, para ver como está se saindo. Pode ser necessário reformular o plano por causa de obstáculos imprevistos. Sou executivo de uma grande multinacional e quando, com minha equipe, fazemos o planejamento, estabelecemos metas baseadas no que desejamos realizar no prazo de um ano. Todos os anos escrevemos o que queremos realizar e criamos um plano de ação. Tudo muito direto. Qual é nossa meta? Que resultado esperamos? Quando esperamos ter esse resultado? Que passos devemos dar para alcançar a meta? São as metas que concentram nossa atenção no que é importante. Duas vezes por ano nós a revisamos e fazemos modificações, pois pontos que eram importantes em dado momento podem ter se tornado menos importantes.

7. Nunca desista. Pessoas demais perderam seus sonhos por falta de vontade, de concentração ou de paixão. Os 5% que chegarão ao topo em qualquer profissão são aqueles que sentem tanta paixão pelo que querem que, sem se importar com o que terão de dar de si, repensam, replanejam e refazem, porque acreditam em si mesmos e em seus objetivos.

Comente

Últimas