Estação Verão

Estação Verão

Os dias são mais longos, as noites mais curtas. A temperatura se eleva e a vontade das pessoas para sair de casa aumenta. É o verão que está chegando! E não há como negar que todos querem estar em boa forma física para não fazer feio na praia ou na piscina.

As roupas de verão são menores, mais curtas, decotadas, e o corpo fica mais exposto. Para quem não conseguiu eliminar peso durante o ano, o desejo de emagrecer rapidamente pode levar a armadilhas de promessas malucas de emagrecimento.

Quase sempre as promessas são impraticáveis e ninguém consegue cumpri-las durante muito tempo.O pior é que podem ser perigosas para a saúde. Emagrecer não implica seguir padrões absurdos de alimentação. Muitas pessoas conseguem eliminar peso com segurança e de maneira simples,estabelecendo padrões saudáveis para a vida toda.

Com a reeducação alimentar, o emagrecimento ocorre de forma equilibrada, sem dúvida a melhor alternativa para conquistar saúde. A saúde nada tem em comum com corpos anoréxicos. A preocupação com o peso é comum a muitas pessoas, porém a busca do corpo perfeito pode provocar distúrbios patológicos. É preciso ter bom senso para estabelecer metas e respeitar a própria estrutura anatômica.

No verão o corpo transpira mais, com perda de água e sais minerais que precisam ser repostos para evitar desidratação. Além disso, o metabolismo pode diminuir. A exposição ao sol nas praias e piscinas intensifica a perda de líquidos. Essa perda, associada a uma alimentação inadequada, pode produzir intoxicação alimentar e outros problemas graves.

O primeiro cuidado consiste em alimentar-se em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Evite comidas ricas em gordura e abuse de frutas, verduras, legumes e sucos naturais. Bebidas alcoólicas favorecem a eliminação de sais minerais, além de comprometer a disposição física.

E os sorvetes? O que fazer com a irresistível vontade de tomar sorvetes? É simples. Respeite o seu desejo, mas escolha os de fruta ou iogurte, e sem coberturas. A virtude está no meio e seu corpo agradece.

Aproveite para fazer caminhadas com amigos. Você estará se exercitando e ao mesmo tempo usufruindo a companhia de pessoas de sua estima. Procure não falar demais e nem muito rápido, pois isso pode comprometer a capacidade respiratória exigida nas caminhadas.

No mar ou na piscina, não fique apenas tomando sol. Exercite-se nadando, pulando ondas, caminhando dentro da piscina. Brincando você estará fazendo exercício aeróbico e fortalecendo os músculos.

Você já experimentou cuidar de uma criança pequena na praia, na piscina, no parque ou dentro de casa? Ufa! No fim do dia a criança poderá estar com a pilha carregada e você com muitas calorias a menos.

Andar de bicicleta também é uma ótima opção para quem quer exercitar-se neste verão. Aproveitando bem as oportunidades, você poderá obter muitos benefícios para o corpo.

Não se preocupe excessivamente com a aparência, mas cuide-se para melhorar a saúde. Saiba que aquela barriga de tanquinho da professora de aeróbica não é obrigação de ninguém. Batalhe para ter um corpo saudável e já estará no caminho certo!

Comente

Últimas