Estreitar laços com crianças pode não ser tão difícil

Não deixe que a falta de tempo seja desculpa para não estar perto dos seus filhos

Estreitar laços com crianças pode não ser tão difí

A grande maioria das mamães da atualidade sofre com um mal terrível: falta de tempo para acompanhar o crescimento de seus pequenos. É a rotina de trabalho que enlouquece, as tarefas de casa que nunca cessam e os filhos que pedem por atenção o tempo todo. Que tal utilizar tarefas diárias de um jeito divertido e estreitar os laços com seus filhos?

Você já deve ter visto alguma publicação da Gisele Bündchen praticando Yoga com sua filha Vivian no Instagram. O mesmo acontece com Laura Kazperzak e sua filha Mini que aproveitam o momento do exercício para ficar juntas e tirar fotos incríveis. Mas isso não precisa ser exclusividade das "outras mães"! Que tal aproveitar o tempo que você utiliza em diversas atividades para incluir seus pimpolhos? Veja algumas dicas:

- Leve-os em sua caminhada

Se seus filhos forem pequenos, você pode fazer seu exercício matinal com eles no canguru (o que já turbina o exercício) ou empurrando o carrinho enquanto conversa e brinca com eles. Se forem mais crescidinhos, podem caminhar com você ou fazer o trajeto de bicicleta, skate, patins etc.

- Hora das compras

Tudo pode ser diversão. Peça para seus filhos te ajudarem com a lista de compras (se não souberem escrever, aposte nos desenhos!). Chegando ao supermercado, peça ajuda para encontrar os produtos. O que pode ser extremamente entediante para os adultos, será uma aventura e tanto para os pequenos.

- Cozinha divertida

Isso pode atrasar um pouquinho o jantar, mas leve as crianças, vez ou outra, para cozinhar com você. A empolgação será incontrolável, mesmo que a missão seja ler a receita ou tirar as folhas de agrião dos talos. Você pode, inclusive, conversar com eles para saber o que e como gostam de comer.

- Arrumação musical

Fazer faxina com música é hábito em algumas famílias. Que tal adotar o momento musical em sua casa e chamar os pequenos para ajudar, dançar e cantar os sucessos mais badalados? Eles vão acabar achando legal recolher os brinquedos.

- Aproveite a roupa suja

Isso fica impraticável com roupas sujas demais. Mas aproveite o momento de lavar roupas para deixar os pequenos brincarem de se fantasiar de adulto. Promova um desfile, tire fotos e dê muitas risadas. Vai demorar mais do que simplesmente colocar a roupa na máquina, mas valerá a pena!

- E-mails ao ar livre

Se você dispõe de um notebook ou de um gadget que lhe permita fazer tarefas leves do trabalho, tire um tempo para home office, leve as coisas para o parque junto com a criançada e deixe-os brincar com o pé na grama ou na areia enquanto você responde os e-mails ou faz relatórios de rotina.

- Educação política pocket

Aproveitando as votações que acontecerão em breve, leve os filhotes junto com você e vá explicando como funciona o processo. Se prepare para responder à enxurrada de dúvidas que vão surgir. Só funciona para os maiores, mas você pode tentar uma abordagem lúdica com os menores.

- Às compras de cultura

Não é incomum irmos à livraria ou ao sebo comprar algo necessário para faculdade, trabalho ou lazer. Não exclua as crianças desse passeio! Leve-os junto para que se familiarizem com os livros e compre algo para incentivar a leitura deles também.

- Fraldas alegres

Muitas mamães já praticam isso de forma orgânica e natural. Mas, caso você não tenha, cultive o hábito de cantar e conversar com seu bebê enquanto troca a fralda. Uma rotina que pode aproximar ainda mais vocês dois.

- Kid Stylist

Por mais que você não acredite, as crianças têm, sim, estilo próprio. Que tal deixá-los escolher a roupa de ir para a escola ou dos fins de semana? Você pode dar algumas opções e permitir a escolha entre elas ou dar completa autonomia ao pimpolho. Com certeza será hiper divertido!

- Bate-papo no caminho

Se é você quem leva seus filhos para a escola, aproveite o caminho para colocar o papo em dia. Pergunte da escola, dos amigos, de como eles estão se sentindo, quais as novidades, etc. Eles têm muito a contar, basta você parar para ouvir.

- Ajuda na lição

Seus filhos ficam muito orgulhosos de mostrar uma boa nota na escola ou uma atividade feita com primor, mas também se sentem superbem quando você está do lado durante as lições (principalmente as difíceis). Mesmo que seja apenas uma passadinha, sinalize aos pequenos que você está atenta e por perto.

- Leitura pré-soneca

Pode parecer coisa de filme de Hollywood, mas faz mesmo diferença ler para as crianças antes de dormir. Não precisa ser uma história inteira, mas leia um capítulo por noite. Além de estimular o interesse pela leitura, eles ficarão ansiosos pela continuação da história.

- Jantar temático

Nem sempre dá tempo de fazer muita inovação com as crianças. Quando for esse o caso, proponha um jantar temático (simples, como "dia do branco" ou "todos com um acessório de cabeça"). Aproveite o momento para fazer sessões de fotos e faça um mural em um canto da casa com as melhores.

- Acampamento caseiro

Fins de semana não precisam ser no shopping gastando horrores para compensar a ausência da semana. Tenha ideias simples como, por exemplo, acampar na sala no fim de semana, com pipoca, filmes e muitas histórias!

- Conexão diária

Pode ser difícil entrar em contato com os filhos quando você mais trabalha do que fica em casa. Aproveite seu horário de almoço para ligar e falar com eles, utilizando o recurso portátil dos fones de ouvido. Além de saber se eles estão bem, vocês se conectam mais ainda. (Deixe seu número com eles também, pois isso fará com que se sintam seguros)

- Meia hora que vale um dia

É difícil, todos sabemos, mas abdique de todas as suas obrigações por meia hora e, simplesmente, veja desenho com seus filhos. Permita-se dar risada da palhaçada de um personagem qualquer ou aprender uma daquelas musiquinhas que à primeira ouvida pode parecer irritante. Você e seus filhotes merecem esse tempo juntos!

Juliany Bernardo (MBPress)


Comente

Assuntos relacionados: bem estar filhos comportamento

Últimas