Excesso de bagagem: quem está acima do peso pagará dobrado para viajar de avião

Excesso de bagagem quem está acima do peso pagará

Isto não é mentira!!! A empresa aérea americana Southwest, está cobrando dobrado do passageiro que ocupar dois assentos para viajar. Esta medida foi anunciada dia 19 de junho por sua assessoria de imprensa.

A referida empresa não tem primeira classe nem classe executiva com assentos maiores, o que dificulta a acomodação de quem está acima do peso, que acaba ocupando duas poltronas.

Com esta medida, bizarra e beirando o preconceito, fica uma dúvida: como será o critério para aquisição das passagens aéreas? As pessoas serão pesadas? As poltronas serão etiquetadas? Como será feita está seleção? Segundo a porta-voz da empresa, os funcionários de terra terão a árdua e constrangedora missão de selecionar os passageiros que estejam fora do peso não se sabe qual parâmetro será aplicado), chamar de lado os que estão, digamos, com esta problemática e pedir "gentilmente" que comprem outro bilhete ou esperem um vôo mais vazio...Com toda discrição, claro...

Não demorou muito para grupos de apoio e alguns conselhos se manifestar repudiando tal estratégia financeira. Esta mesma empresa já enfrentou, há alguns anos, um processo por prática similar, mas o caso foi rejeitado pela justiça. Não vou levantar nenhuma bandeira e, nem tão pouco, fazer apologia por um tema de extremo mau gosto. Ressalto que com esta nota jornalística mais uma vez o gordinho é motivo de assunto e polêmica.

Os americanos que estão 60% acima do peso, mais uma vez demonstram sua total falta de habilidade e sensibilidade com um problema que eles próprios geraram e estão exportando para diversas partes do mundo: a obesidade. Enquanto não houver uma conscientização de que a obesidade é um problema de saúde e precisa ser combatida - e não apenas dissimulada - o mundo continuará a engordar e estará sujeito a decisões arbitrárias, desumanas e cruéis, como esta que a Cia Southwest adotou.

Em nenhum momento este tipo de atitude serve para incentivar o emagrecimento, pelo contrário, deixa os que estão enfrentando este problema mais humilhados, mais discriminados e muito menos motivados. É uma pena...

Comente

Assuntos relacionados: psicologia avião desrespeito obesos

Últimas