Exercícios sem desculpas

Não abandone seu treino por falta de tempo

Exercícios sem desculpas  Não abandone seu treino

Com a correria do dia a dia muitas vezes não damos conta que os cuidados com a saúde são deixados para trás em meio a tantos compromissos. No entanto, colocar o corpo em movimento é vital para que ele possa atender as demandas do cotidiano e, para isso, driblar a falta de tempo é essencial para que você não abandone os exercícios físicos. Mas como dispor de duas horas do meu dia para malhar?

Para quem ainda acredita que é preciso de muito tempo para manter o corpo em forma, já está comprovado que treinos curtos e intensos são mais eficazes para quem quer perder peso. De acordo com estudo, praticar exercícios intensos durante 30 minutos podem trazer resultados bastante positivos para as mulheres que estão em constante briga com a balança. Ou seja, a desculpa ‘estou sem tempo para malhar’ já não poderá ser usada.

Uma ótima notícia para quem está pensando em adotar hábitos mais saudáveis, não? Se você se animou com a notícia e já está pensando em qual academia se matricular, Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade dá algumas dicas de como otimizar o seu tempo para que você não precise mais riscar o seu treino da agenda.

Faça uma avaliação - antes de tudo, ocupe um espaço da sua agenda para avaliar a sua saúde, por isso, procure um preparador físico e verifique se você está apta a praticar exercícios. Se isso não for possível, inicie seu treinamento com atividades leves como, por exemplo, uma simples caminhada;

Planeje sua agenda minuciosamente - visualize a situação da próxima semana para checar as prioridades e inclua nesse planejamento um tempo para dedicar aos exercícios físicos. Priorize para cada dia da semana apenas aquilo que será feito, as possibilidades devem sempre ficar de lado;

Diga não ao auto-boicote - para que este planejamento funcione, você precisa estar bastante comprometida consigo mesma. O importante é começar, depois você irá se adaptar mais facilmente à nova rotina;

Companheiro de malhação - no começo, fazer exercícios sozinha pode ser realmente desestimulante. A dica é encontrar alguém que compartilhe da mesma necessidade para uma apoie a outra. Pode ser também uma ótima forma de utilizar seu tempo para realizar prospecções pessoais e profissionais;

Acorde cedo - esse item é bastante importante. Se você odeia acordar cedo, mas precisa praticar exercícios, por exemplo, e esse seria o único horário disponível, estabeleça esse propósito na sua mente. Pense sempre nos resultados que levantar naquele horário poderá trazer para você, para a sua saúde;

Como acordar mais cedo? Discipline seu corpo a dormir um pouco mais cedo. Mas, não adianta querer dormir 1 hora mais cedo de uma hora para outra, vai ser quase impossível. Agora se você fizer a adaptação gradativamente, dormir 15 minutos antes do seu horário a cada dia, em alguns dias conseguirá disciplinar seu corpo a antecipar seu sono. E assim gradativamente, quando se der conta em poucos meses conseguiu estabelecer um novo padrão de sono;

Melhor horário - ao iniciar a prática de exercícios físicos muitas pessoas acabam escolhendo horários vagos entre trabalho e universidade ou o pós-trabalho. Não se esqueça que o período da manhã também é uma ótima opção. No entanto, se a sua única alternativa é malhar no período noturno, não tem problema. Já foi provado que aquela história que esporte de noite prejudica seu sono é puro mito. Se você se exercitar corretamente antes de dormir, o seu sono será mais recuperador e a disposição durante sua manhã será maior;

Escolha o exercício certo para você - odeia caminhar? Então, não opte pela esteira. O grande segredo para as realizações darem certo é se sacrificar um pouco para fazer aquilo que realmente gosta, seja o que for. A escolha é sua.

Por Paula Perdiz

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