Faça com que as coisas aconteçam

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Faça com que as coisas aconteçam

"Reze para Deus, mas reme até a praia"

Provérbio Russo

Um homem bondoso e devoto estava em dificuldades financeiras. Volta e meia as necessidades aumentavam, até que, finalmente, como se costuma dizer, ele ficou "tão pobre que não poderia pagar nem promessa". Certa noite, em sua angústia, caiu de joelhos, olhou para o céu e rezou: "Meu Deus, sou um miserável. Por favor, ajude-me a ganhar na loteria - breve!" Na semana seguinte, estava otimista, achando que sua condição mudaria. Depois de três meses, começou a hesitar em sua fé e, ao final do ano, ficou irritado por não ter ganhado ainda nem um único centavo.

Novamente, o devoto dirige-se a Deus em suas orações e reivindica: "Um ano inteiro se passou e nada aconteceu com relação as minhas preces".

De repente, apareceu no céu uma nuvem escura, seguida de relâmpagos, e uma voz estrondosa veio do céu: "Eu o ouço... eu o ouço. Na verdade, ouvi cada prece sua, mas dê um tempo. O mínimo que você pode fazer é comprar um bilhete de loteria."

Qual é o risco em não se fazer nada? Pode não ser excitante, mas não é seguro e inofensivo? Não, porque isto nos deixa estagnados. Não faz parte do fluxo nem da corrente do movimento. A estagnação não só não contém atividade fresca e renovadora, como é campo para desenvolvimento de germes e doenças. No indivíduo estagnado, a doença geralmente se manifesta como culpa e depressão.

Por que culpa? Certamente, a escolha de não se fazer nada é problema seu. Mas, no fundo, todos sabemos que devemos ser ativos e que devemos agir. A vida nos mostra isso diariamente. Para não perceber isto, só estando em uma câmara de isolamento. Instintivamente você sabe que não fazer nada, resistir e evitar o fluxo natural da vida, pois a inércia não é o destino natural do ser humano.

Você tem potencial de realização, isto é, tem energia na mente, no corpo e na alma. Se você não usar este potencial ele será desperdiçado. Se você não fizer nada, nunca começar, nunca for em frente, nunca tentar, será difícil permanecer em paz por muito tempo.

A vida sem atividade torna-se tediosa. A mente que nunca é alimentada com novas idéias e experiências torna-se apática e antiquada. Não há crescimento nem mudanças pessoais. E quanto menos você fizer, mais ficará tomado pela inércia que é a falta de movimento, de mudança e de empenho. Quanto mais tempo você ficar sem fazer nada, mais você adia e torna difícil a execução de algo positivo e de valor. E aumenta o seu medo de fazer algo, de sair dessa posição segura, mas monótona.

Isto não inclui o "não fazer nada" do fim de um dia ou do fim de semana. É importante que o corpo e a mente tenham um tempo para relaxar. Não é necessário nem prudente estar sempre fazendo alguma coisa. E algumas pessoas, que aparentemente não fazem nada, estão mentalmente empenhadas em considerar, explorar, pesar e planejar. Aqui, "fazer nada" significa nunca começar.

Qual é o risco de fazer alguma coisa? Você pode fazê-lo muito bem. Você pode não gostar disto. Talvez você possa estar errado; pode não funcionar. Pode ser que seja uma idéia ou um esforço inútil. Você pode parecer tolo. Você pode estar perdendo tempo, energia, dinheiro. Você pode fracassar. (Medo de fracasso é uma paralisia!)

Mesmo que tente e não dê certo, esse processo gerará energias que lhe darão novas perspectivas e novas maneiras de encarar as coisas. A sua experiência lhe dará um novo conhecimento e uma nova sabedoria que nunca serão demais. Uma vez que tiver uma nova experiência, apesar dos resultados, a sua vida nunca mais será igual, pois uma nova dimensão foi dada à sua mente, aos seus sentimentos, ao seu corpo.

E sabe de uma coisa? Talvez até consiga. Mesmo que esteja nervoso ou com medo, vá em frente, faça algo e veja o que acontece. Diga para o seu medo: "conheço você, mas vou fazer do mesmo jeito" Você já entrou na estrada, e aos poucos, seu passo vai se definindo. "A vida manda o fio, pois a teia já foi começada". Portanto, comece com a idéia que tem em mente e faça alguma coisa. Novas idéias virão ao longo do caminho e você se verá vivendo melhor!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas