Falsas promessas

Falsas promessas

Sob esse título, a Folha Equilíbrio de 05 de abril de 2.007 publicou uma matéria citando vinte itens tidos como emagrecedores.

Além desses vinte itens citados existem outros que prometem emagrecimento. E cada vez mais pessoas acreditam pelo menos em um deles e procuram segui-lo. Somente depois chegam à conclusão que não era verdade.

O poder de aceitação é tanto maior quanto maior for a ignorância sobre o assunto. Outro fator de aceitação é acreditar nas percepções dos outros. E finalmente o que mais faz as pessoas acreditarem em falsas promessas é o desejo pela facilidade. Sabem que não é bem assim, mas ficam cegos e surdos à realidade para então acreditar no mais fácil.

Ninguém deve sentir-se culpado por isso. É a mente que gosta de estabelecer hábitos, ela própria induz a pessoa ao erro. Acreditar em facilidades e com isso ganhar mais tempo.

Emagrecer de maneira saudável não é apenas livrar-se da gordura localizada e depois engordar de novo. É criar novos conceitos sobre alimentação e estilo de vida. Evitar o estilo sedentário, buscar exercícios adequados. Cristalizar os novos conceitos através de repetições. Começaremos a comentar os itens citados pelo café.

A cafeína do café aumenta o metabolismo das pessoas, mas é um efeito muito discreto. Se aumentar muito seu consumo, pode gerar ansiedade e até mesmo comer demais por conta disso. Outro fator é que o café deve ser tomado com adoçante, caso contrário, apenas algumas xícaras de café diariamente adoçado com açúcar pode ser um fator de aquisição de calorias em excesso. Adoçado com 15 gramas de açúcar terá no mínimo 60 calorias. Se tomar cinco xícaras ao dia para aumentar o metabolismo, o excesso de calorias no dia será de 300 calorias. Outra conseqüência de muita cafeína diária poderá ser o comprometimento do sono.

Para fugir da cafeína do café é sugerido o chá verde com a mesma intenção de acelerar o metabolismo. Novamente aqui os especialistas informam que esse efeito é também muito discreto. Teria que beber no mínimo um litro por dia sem adoçar e em seguida à sua elaboração. Notamos que isso não é prático, muito menos na nossa cultura.


Conclusão: as restrições são grandes para estes dois itens serem considerados emagrecedores ou termogênicos que aceleram o metabolismo. Eles podem muito bem ser substituídos por exercícios físicos diários.

Nas próximas matérias continuaremos a comentar os demais itens.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas