Falsas Promessas III

Falsas Promessas  III

Ainda sobre a matéria falsas promessas emagrecedoras veremos mais alguns itens.

  • Sopas. O uso de sopas em dietas de emagrecimento tem seu lado bom porque são constituídas de alimentos pouco calóricos como verduras, legumes e que substituem refeições calóricas. Devido aos alimentos estarem bem cozidos a pessoa pouco mastiga o que evita dar a sensação de saciedade. Algumas pessoas por não gostarem de certos vegetais batem a sopa no liquidificador. Isso evita ainda mais a mastigação. Outro inconveniente é que elas enjoam logo e não preparam a pessoa para uma alimentação correta. Essa dieta é para um curto período de tempo. As industrializadas são menos nutritivas e às vezes muito calóricas. Devem ser usadas na dieta de emagrecimento esporadicamente.
  • Medicina ortomolecular. A dieta ortomolecular é apenas um dos tipos de dieta saudável. Pela medicina ortomolecular faz-se o diagnóstico do excesso ou falta de minerais e vitaminas do organismo e em seguida procura equilibrar a pessoa, o que dura aproximadamente três meses. A pessoa estando equilibrada e alimentando-se corretamente pode emagrecer. Notem que deve haver reeducação alimentar e mudança no estilo de vida (evitar vida sedentária).
  • Jejum. Pular refeições para perder peso é uma prática incorreta e arriscada porque o organismo se readapta para estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. O jejum prolongado faz perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal.
  • Cintas modeladoras. Cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas.
  • Moderadores de fome. As anfetaminas são substâncias que agem no sistema nervoso central inibindo o centro da fome. Elas devem ser receitadas por médicos porque podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Nem todo mundo pode usar as anfetaminas: pessoas com ansiedade, depressão, hipertensão arterial, doenças cardíacas etc. A tendência de quem usa anfetaminas é ir aumentando a dosagem para continuar a produzir o efeito desejado e com isso aumentam também os efeitos colaterais. Elas tiram realmente a fome, mas a pessoa precisa estabelecer um cardápio adequado para quando chegar ao peso ideal continuar se alimentando sem excessos.
  • Reeducação alimentar. Esta é a melhor solução para quem quer emagrecer saudavelmente e manter-se magro. Durante a reeducação alimentar aprende-se os conceitos da boa alimentação e a alimentar-se por necessidade e não por prazer. Outra vantagem é que a pessoa se prepara para alimentar-se corretamente para o resto da vida.
  • Exercícios físicos. Exercícios físicos queimam calorias realmente e depois mantém o peso da pessoa. Devem ser adaptados às condições de cada um. Não adianta querer correr se o físico não suporta. Poderá apenas fazer caminhadas. Academias podem fornecer os tipos de exercícios adequados.

  • Resumindo, a melhor opção de emagrecimento é associar exercícios físicos a um cardápio adequado.

    Aguardo perguntas e sugestões.

    Comente

    Últimas