Falta do fio dental pode causar sangramentos e inflamações

Cuide da sua gengiva usando fio dental

Falta do fio dental pode causar sangramentos e inf

Usar fio dental também deve fazer parte da higiene da sua boca. O diretor clínico da Ortodontic Center, Edmilson Pelarigo Antônio, explica que somente a escova não consegue limpar os espaços que ficam entre os dentes. Assim, o fio remove a placa bacteriana, inclusive na área que fica no sulco dentro da gengiva.

"A não utilização do fio dental pode causar doenças, como mau hálito, gengivite e periodontite, além de cáries. O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, já que uma parte dos resíduos sai no fio e a outra acaba indo parar em regiões onde a escova alcança. O ideal é usar sempre que escovar os dentes, principalmente antes de dormir, porque durante o sono a produção de saliva diminui e a proteção também, tornando o risco de cárie e gengivite ainda maior", ressalta o especialista.

Para iniciantes no assunto, passar fio dental pode sim causar sangramentos. Isso acontece por causa da falta de prática ou até mesmo por causa do acúmulo de resíduos nos dentes, que causam inflamação.

E para cada arcada dentária, há um tipo de fio dental; para dentes mais próximos entre si, os fios de nylon ou teflon são boas pedidas. Já para quem tem espaço entre os dentes, pode ficar com as opções de tecidos.

E se eu não passar fio dental, o que pode acontecer? Acredite, doenças muito sérias. Todas as bactérias que vivem na boca podem facilmente entrar em contato com o organismo e atingir o sistema circulatório, podendo chegar ao coração e até causar uma parada cardíaca.

"Para passar o fio dental da forma correta, segure-o com os dedos indicadores e polegares, vá descendo lentamente até chegar ao ponto de contato entre os dentes. Depois de ultrapassar essa barreira, esfregue-o nas duas faces, em movimentos contínuos que vão de cima para baixo. Vale ressaltar que no espaço seguinte entre os dentes você precisa utilizar um trecho limpo do fio dental, senão a parte anterior irá transportar os micróbios de um lugar para o outro, fazendo com que a higienização não seja eficiente. Além de incorporar o fio dental, utilize uma escova com cerdas macias e um bom enxaguante bucal. Assim você garante dentes limpos e saudáveis", finaliza o especialista.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: gengiva fio dental

Últimas